Feito inédito conquistado pelo Mangalarga Marchador abrirá caminho para todas as raças de equinos no Brasil que sejam demandadas pelos Estados Unidos, informa ABCCMM
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) informa um feito inédito para o agronegócio brasileiro. Trata-se da conquista do certificado zoossanitário internacional para exportação de embriões congelados.
Sobretudo, a entidade deu os primeiros passos dentro deste projeto em agosto de 2019. Isso por meio do presidente da Comissão de Comércio Exterior da ABCCMM, Flávio Tavares.
Na época, ele protocolou o processo junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Este que, acima de tudo, pleiteava a normatização da produção, controle e exportação de embriões equinos congelados para os Estados Unidos.
Quase um ano depois, todo o empenho de Flávio Tavares alcançou resultados satisfatórios. Afinal, agora é possível a emissão do Certificado Zoossanitário Internacional para Exportação de Embriões Equinos do Brasil juntamente ao MAPA. Sendo assim, todas as raças de equinos do país poderão solicitar a emissão do certificado.
Inegavelmente, os Estados Unidos possui o maior mercado equestre do mundo, com um plantel de 7 milhões de animais. Deste total, 3.1 milhões de cavalos para sela e lazer, onde se encaixa o cavalo Mangalarga Marchador.
Trabalho árduo
Médico veterinário especialista em reprodução equina e criador de Mangalarga Marchador, Flávio Tavares não mediu esforços para conseguir esse feito. Vista que a normatização ajudará a expandir a raça internacionalmente.
“Em função dos altíssimos custos para a importação de animais, o envio de embriões congelados atenderá um problema que a raça enfrentava e almejava há anos. Este para se expandir internacionalmente”.
E ainda acrescentou: “Portanto, de maneira pioneira, o governo americano aprovou um acordo sanitário que permite o uso dessa biotecnologia. Estou muito feliz por colaborar com o feito. Almejo a evolução da tropa e o aquecimento do mercado internacional”, finaliza.
Fonte: ABCCMM
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCMM/Júlio Oliveira
Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus