ABCCMM conquista certificado para exportação de embriões congelados

Feito inédito conquistado pelo Mangalarga Marchador abrirá caminho para todas as raças de equinos no Brasil que sejam demandadas pelos Estados Unidos, informa ABCCMM

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) informa um feito inédito para o agronegócio brasileiro. Trata-se da conquista do certificado zoossanitário internacional para exportação de embriões congelados.

Sobretudo, a entidade deu os primeiros passos dentro deste projeto em agosto de 2019. Isso por meio do presidente da Comissão de Comércio Exterior da ABCCMM, Flávio Tavares.

Na época, ele protocolou o processo junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Este que, acima de tudo, pleiteava a normatização da produção, controle e exportação de embriões equinos congelados para os Estados Unidos.

Quase um ano depois, todo o empenho de Flávio Tavares alcançou resultados satisfatórios. Afinal, agora é possível a emissão do Certificado Zoossanitário Internacional para Exportação de Embriões Equinos do Brasil juntamente ao MAPA. Sendo assim, todas as raças de equinos do país poderão solicitar a emissão do certificado.

Inegavelmente, os Estados Unidos possui o maior mercado equestre do mundo, com um plantel de 7 milhões de animais. Deste total, 3.1 milhões de cavalos para sela e lazer, onde se encaixa o cavalo Mangalarga Marchador. 

Flávio Tavares é autor do projeto de internacionalização da raça com genética atualizada e diversificada – Foto: Divulgação/ABCCMM

Trabalho árduo

Médico veterinário especialista em reprodução equina e criador de Mangalarga Marchador, Flávio Tavares não mediu esforços para conseguir esse feito. Vista que a normatização ajudará a expandir a raça internacionalmente.

“Em função dos altíssimos custos para a importação de animais, o envio de embriões congelados atenderá um problema que a raça enfrentava e almejava há anos. Este para se expandir internacionalmente”.

E ainda acrescentou: “Portanto, de maneira pioneira, o governo americano aprovou um acordo sanitário que permite o uso dessa biotecnologia. Estou muito feliz por colaborar com o feito. Almejo a evolução da tropa e o aquecimento do mercado internacional”, finaliza.

Fonte: ABCCMM
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCMM/Júlio Oliveira

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Deixe um comentário