Treinador de Rédeas, o belga Bernard Fonck tornou-se, em 2018, o primeiro cavaleiro europeu a atingir essa marca
Quem gosta de Rédeas e acompanha a modalidade conhece Bernard Fonck. Aos 47 anos, o belga é uma das sumidades do esporte equestre. Seus ganhos em competições ultrapassaram os US$ 2 milhões em 2018 quando somou mais de 120 mil dólares em prêmios durante o Futurity da Associação Italiana do Cavalo de Rédeas.
Bernard Fonck compete em provas de Rédeas na Europa e nos Estados Unidos pela NRHA desde 2002. Sem dúvida, é um dos destaques mundiais da modalidade. Entre os títulos mais importantes, sobretudo, está a medalha de ouro na prova Individual nos Jogos Equestres Mundiais da FEI em 2018. Foi o primeiro atleta de fora dos Estados Unidos a ganhar essa prova.
Montou What A Wave e na época disse: “Estou muito orgulhoso do que nós conquistamos. Essa medalha de ouro era um sonho, por isso lutei para encontrar a conexão certa com esse cavalo. Sabíamos que tínhamos chance.” Aliás, em competições defendendo as cores do seu país, Bernard Fonck não decepcionou.
São três medalhas de prata por equipes nos Jogos Equestres Mundiais da FEI: 2010 Kentucky, 2014 Normandy e 2018 Tryon. O belga também tem sete NRHA World Open World Championships (2008, 2010-11, 2015-17). De acordo com os resultados, foi campeão pela NRHA do European Futurity e European Derby. Da mesma forma que sagrou-se vencedor em outras importantes provas.
Ele é casado com Ann Fonck-Poels, competidora de Rédeas. Com efeito, estão sempre junto nas principais competições. Como a conquista da prata por equipes nos WEGs de 2010, 2014 e 2018. Juntos, eles tocam o Rawhide Ranch, em Herentals, Bélgica.
Fonte: FEI e NRHA
Crédito das fotos: Divulgação/Hautmann Photo e Andrea Bonaga