Internacional

Bernard Fonck é um cavaleiro de dois milhões de dólares

Treinador de Rédeas, o belga Bernard Fonck tornou-se, em 2018, o primeiro cavaleiro europeu a atingir essa marca

Quem gosta de Rédeas e acompanha a modalidade conhece Bernard Fonck. Aos 47 anos, o belga é uma das sumidades do esporte equestre. Seus ganhos em competições ultrapassaram os US$ 2 milhões em 2018 quando somou mais de 120 mil dólares em prêmios durante o Futurity da Associação Italiana do Cavalo de Rédeas.

Bernard Fonck compete em provas de Rédeas na Europa e nos Estados Unidos pela NRHA desde 2002. Sem dúvida, é um dos destaques mundiais da modalidade. Entre os títulos mais importantes, sobretudo, está a medalha de ouro na prova Individual nos Jogos Equestres Mundiais da FEI em 2018. Foi o primeiro atleta de fora dos Estados Unidos a ganhar essa prova.

Montou What A Wave e na época disse: “Estou muito orgulhoso do que nós conquistamos. Essa medalha de ouro era um sonho, por isso lutei para encontrar a conexão certa com esse cavalo. Sabíamos que tínhamos chance.” Aliás, em competições defendendo as cores do seu país, Bernard Fonck não decepcionou.

Treinador de Rédeas, o belga Bernard Fonck tornou-se, em 2018, o primeiro cavaleiro europeu a atingir a marca dos US$ 2 milhões em ganhos

São três medalhas de prata por equipes nos Jogos Equestres Mundiais da FEI: 2010 Kentucky, 2014 Normandy e 2018 Tryon. O belga também tem sete NRHA World Open World Championships (2008, 2010-11, 2015-17). De acordo com os resultados, foi campeão pela NRHA do European Futurity e European Derby. Da mesma forma que sagrou-se vencedor em outras importantes provas.

Ele é casado com Ann Fonck-Poels, competidora de Rédeas. Com efeito, estão sempre junto nas principais competições. Como a conquista da prata por equipes nos WEGs de 2010, 2014 e 2018. Juntos, eles tocam o Rawhide Ranch, em Herentals, Bélgica.

Fonte: FEI e NRHA
Crédito das fotos: Divulgação/Hautmann Photo e Andrea Bonaga

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus

X