Claudia Ono comenta nesse artigo sobre a sobre a preparação física da ‘peça de cima’, ou seja, do competidor de Três Tambores
Enquanto os cavalos são preparados para correr por apenas alguns segundos. Nos Três Tambores, por exemplo, tempos baixos estão na casa dos 16 segundos. Os competidores, metade da equipe, certo?, não se enxergam como atletas. Isso faz sentido para você?
Claro que sabemos que o esforço físico, a força, a velocidade e o equilíbrio emocional do cavalo é essencial nos Três Tambores, ou em qualquer modalidade equestre.
Mas se pensarmos que tudo o que o cavalo fará naqueles segundos dentro da pista sofrerá a influência do cavaleiro, então esse cavaleiro também precisa de preparo.
Se você monta seu cavalo minutos antes da sua passada e seu corpo está cansado, a sua ação será restrita e seu controle emocional será mínimo.
Por outro lado, se você entra na pista com um cavalo preparado para aplicar toda a sua força e o seu corpo não tem força, então você será um peso morto para ele nas entradas e saídas dos giros. E ele sentirá os efeitos da inércia quando o seu tronco for arremessado de lá pra cá.
Se o seu cavalo entra na pista um pouco ansioso e você, por estar sem energia, entra com a vibração baixa do cansaço, então estará dizendo a ele para ficar mais ansioso.
Pois é, então quer dizer que a ‘peça de cima’ não precisa de preparo físico, mental e nutricional? Ledo engano…
Se você deseja ter um conjunto forte, não subtraia apresentando déficit de preparo. Veja como você pode começar a somar o seu desempenho ao do seu cavalo:
LEIA TAMBÉM
1- Força física
Embora alguns insistam em dizer que a força que te mantém firme na sela vem dos joelhos, preciso dizer que não é nada disso.
Cada vez que você tenta fazer força nos joelhos contra as costelas do cavalo, os músculos do seu glúteo e costas se tensionam e você sai da sela.
A força que vai deixar o seu corpo colado ao do seu cavalo e capaz de não sofrer as ações negativas da inércia (física gente, não figurada) é a força do seu abdômen.
Mais especificamente a força do seu núcleo. Aplique isso montado o tempo para criar memória muscular. E faça algumas séries de exercícios para fortalecer essa região. O pilates e yoga são ótimas alternativas.
Já viu as americanas correndo? Vê alguma levando tranco nas saídas dos giros???
2- Alimentação
Se você passa o dia todo na função prova e pré-prova sem se alimentar corretamente, bebendo um monte de açúcar e comendo mal, é provável que tenha vários momentos de baixa da sua energia. Claro, carboidrato demais geram picos e em seguida aquele rebote onde o açúcar despenca no seu organismo.
Vale a pena se alimentar bem. Consumir uma alimentação balanceada, proteína e gordura de boa qualidade. Pense nisso, informe-se sobre uma alimentação adequada e leve isso para a sua prova. Beba água, muita água e mantenha seu corpo hidratado.
Não existe mente focada em corpo com desequilíbrio de nutrientes ou desidratado.
3 – Seus olhos estão bem?
A noção de distância e profundidade é bem importante nos Três Tambores.
Por exemplo: a miopia faz com que a sua noção de distância e profundidade fiquem comprometidas. Então, como mirar na entrada do giro e sentar no momento correto se os seus olhos ‘erram’ ao passar essa informação ao seu cérebro?
4 – Descanse e economize energia
Claro que uma parte da prova que é super bacana é o encontro com os amigos. A festança.
Mas você pode ter o equilíbrio disso tudo. Aproveitar para se divertir e dormir cedo para se preparar para o batidão do dia seguinte. Afinal, tudo é uma questão de prioridade; correr bem ou qualquer outra coisa.
Não pense que tenho uma veia militar e rígida, porque nunca deixo de recomendar aos meus alunos que eles coloquem diversão no tambor deles. Bom astral e diversão são essenciais para ir adiante vibrando alto.
Mas você quer resultado e eu sempre quero resultados de todos que treinam comigo.
Então, sim você precisa se ver como um atleta e agir como tal. Mesmo porque não é nada legal exigir tanto do seu cavalo e não dar a sua parte no processo.
Quer ser um vencedor? Prepare-se como tal!
Por Claudia Ono
Três Giros
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook
Veja outras notícias no portal Cavalus