Internacional

Margaret Owens é a primeira campeã mundial de Três Tambores

Publicado

⠀em

Em 1948, Margaret Owens Montgomery venceu o campeonato mundial WPRA de Três Tambores; título que voltou a ganhar com honras em 1951

Em 1948, Margaret Owens venceu o campeonato mundial WPRA de Três Tambores; título que voltou a ganhar em 1951

Margaret Owens Montgomery foi a primeira campeã mundial da Girls Rodeo Association, agora conhecida como Woman’s Professional Rodeo Association. Nasceu em 28 de março de 1922, em San Angelo, Texas. A amazona foi criada no NH Ranch e trabalhou com seu pai, Tom Owens. Na lida do dia a dia, ela laçou, participou da marcação dos bezerros e ainda domou potros. Admirava, sobretudo, as mulheres performáticas de seu tempo, que participavam de rodeios. Assim, esperava um dia competir sozinha. Margaret Owens viveu em ranchos a vida toda.

Em 1945, o West of the Pecos Rodeo patrocinou um concurso em Pecos, Texas. Dessa forma, convidou as cidades vizinhas a enviar uma representante feminina. Owens foi uma das 18 garotas que apareceram. Ela tinha 23 anos na época e este foi seu primeiro rodeio. As regras exigiam que a corrida fosse feita em um padrão de trevo. Da mesma forma que as meninas deviam usar trajes western ‘chamativos’.

Em 1948, Margaret Owens Montgomery venceu o campeonato mundial WPRA de Três Tambores; título que voltou a ganhar com honras em 1951

Owens representou, então, a cidade de Sheffield e ganhou o concurso. Não só venceu na Rédeas e nos Três Tambores, como também no Laço de Bezerro. Antes de mais nada, ela foi uma laçadora campeã, que venceu o concurso para meninas por quatro anos consecutivos. A saber, esteve no grupo que iniciou as competições femininas no Texas. Além disso, seu parceiro era o cavalo Joe Brown. Margaret Owens ganhava também dos homens no laço. Ao todo, foram 21 anos competindo em rodeios.

Fundou a Girl’s Rodeo Association em 1948 junto com outras 37 mulheres e foi a primeira presidente da associação. Hall da Fama, faleceu em 9 de outubro de 1955, aos 33 anos.

Fonte: Wikipedia, WPRA
Crédito da foto: National Cowgirl Museum

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads