A importância da formação e reciclagem dos juízes

Em nota, a Diretoria Executiva da ABQM informa que busca melhorias nos julgamentos das provas do Quarto de Milha

O treinamento de anos de um cavalo é posto à prova quando chega o momento da competição. Não apenas sonhos, como também todo o investimento estão em jogo. Antes de mais nada, há uma grande responsabilidade delegada aos juízes. São esses os profissionais habilitados a atribuir notas de acordo com as performances apresentadas. Inegavelmente, erros não são aceitos. E é por isso que regras de ingresso e reciclagem são tão importantes.

O assunto veio à tona logo após os julgamentos realizados nas provas do 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro e 6º Derby da raça Quarto de Milha. Desse modo, a Diretoria Executiva da ABQM afirmou em comunicado que pretende ampliar a qualificação e a valorização dos juízes oficiais. E ainda tem meta de formar novos profissionais. Diversos pedidos, inclusive, partiram das Comissões de Modalidades, fundamentais na defesa do esporte esquestre.

Entre os objetivos divulgados pela ABQM, está o de consolidar a participação de juízes americanos nas competições de 2021. Assim como qualificar ainda mais os juízes oficiais brasileiros. De tal forma que serão programados cursos internacionais de julgamentos, ministrados por juízes da AQHA, associação americana do Quarto de Milha. Outro ponto é a realização de cursos para a formação de novos juízes.

Carlos Auricchio, presidente da ABQM, finaliza a nota dizendo que “a Associação busca, constantemente, a melhoria em todas as suas áreas, seja dentro ou fora das pistas de competições. Para esses avanços, terá todo o apoio das comissões, a quem agradece pelas informações e pela relevante parceria.”

Em nota, a Diretoria Executiva da ABQM informa que busca melhorias no quadro de juízes das provas do Quarto de Milha e tem planos para 2021

Capacitação de juízes

No entanto, durante o evento citado acima, os juízes oficiais da ABQM participaram de um curso de reciclagem, semipresencial, ministrado pelos juízes internacionais Jeff Allen e Chris Benedict, ambos membros da AQHA.

Desse modo, acompanharam online a capacitação juízes de todo o país. Já os profissionais que julgaram as provas participaram presencialmente, no Parque Clibas de Almeida Prado. Entre os temas, a reciclagem abordou as modalidades Laço Cabeça, Laço Pé, Laço Individual e Working Cow Horse. Acima de tudo, esses cursos já fazem parte do compromisso da Associação com os competidores e todos aqueles que participam das competições da raça.

De acordo com Fernanda Costa, coordenadora de Jurados da ABQM, Jeff Allen é instrutor de juízes de Laço da AQHA. Enquanto Chris Benedict é o juiz com o maior número de Mundiais AQHA julgados, além de um dos mais requisitados nas provas de Working Cow Horse. “Estamos empenhados em propiciar oportunidades para o aprimoramento técnico e para a excelência nas avaliações, respeitando os regulamentos (competições e jurados), cavalos, competidores, criadores e ABQM.”

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Cedidas/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus