Chegar em primeiro não é fácil. Se manter em primeiro por 18 anos consecutivos é ainda mais difícil. E mesmo diante de um ano atípico por causa da pandemia e de outros percalços encontrados pelo caminho, o Haras Lagoinha conquistou, em 2020, o 18º título de Melhor Criador e Expositor Pelagem Pampa da Nacional do Cavalo Mangalarga.
“O sucesso começa com um sonho, do sonho para a meta, da meta para a disciplina, da disciplina para a conquista”, enfatiza Marisa Iorio, titular do criatório, localizado em Jacareí/SP. Antes de mais nada vale lembrar que a 42ª Expo Nacional do Mangalarga aconteceu de 19 a 28 de novembro, no Centro Hípico de Tatuí/SP.
Assim, se não bastasse a incerteza sobre se iria ou não ter o evento por causa da pandemia – o que atrapalha diretamente na preparação dos animais -, a criadora ainda precisou lidar com desfalques na equipe. Afinal, três dos seus mais importantes funcionários – incluindo o que monta e coordena a equipe -, sofreram acidentes e tiveram que se afastar dos trabalhos.
Por isso, Marisa até chegou a pensar em desistir. “Mas quem está a 18 anos como Melhor Criador e Expositor já passou por muitas coisas. Cada nacional a gente tem que escrever um livro, de tanta história e dificuldades que a gente passa”. Contudo, no final das contas, Marisa driblou os problemas e levou para o evento os 22 animais a qual já planejava levar desde o início.
LEIA TAMBÉM
Melhor Criador e Expositor Mangalarga Pampa
Sobretudo, a conquista do título de Melhor Criador e Expositor Mangalarga de Pelagem Pampa por 18 anos consecutivos é resultado de anos de trabalho e dedicação. Que se mostram em pista, no resultado de diversos títulos conquistados na edição de 2020 do evento. Foram mais de 30 idas ao pódio, entre elas referentes a cinco grandes campeonatos nacionais.
Entre estes título, um em especial, que surpreendeu até Marisa Iorio em seus quase 40 anos de criação. Trata-se de Hisdano do PEC, que conquistou o Tri-Grande Campeonato Nacional Cavalo Pampa. “Para mim, uma alegria incomparável. Porque não existe nenhum garanhão da raça tri grande campeão. Além disso, foi realmente difícil levar um bi grande campeão da raça para o campeonato. Ele não estava nem sendo cotado nem cogitado. Mesmo assim, conseguiu novamente esse grande título”.
Demais títulos
Além do tricampeonato de Hísdano do PEC, outra vitória marcante para Marisa Ioria foi de Grande Campeã Potra de Andamento La Fontaine do PEC. Afinal, marcou a estreia da progênie do Fasano do PEC que, com a perda do Zagros do PEC, assumiu, atualmente, o papel de garanhão chefe do Haras Lagoinha.
“Depois da perda do Zagros, eu fiquei um pouco perdida em qual garanhão utilizar, pois todos são novos. Acabei optando pelo Fasano do PEC por ser uma linhagem que eu gosto muito, da Sucupira do Bonfim (Fumaça da São José x Turbante J.O). Eu me baseei no início da minha criação e colocamos o Fasano meio que por teste de sucessão do Zagros. E, na primeira progênie dele, ele nos dá uma Grande Campeã Potra de Marcha. Então, realmente nos deixou extremamente felizes”.
Além destas vitórias, o Haras Lagoinha ainda é detentor de mais dois Grandes Campeões da Raça da 42ª Expo Nacional do Cavalo Mangalarga. São eles:
- Hípica do PEC – Grande Campeã Nacional de Marcha Égua Pampa
- Ímola do PEC – Grande Campeã Nacional Égua Pampa
- Los Angeles do PEC – Grande Campeão Potro Pampa
Evolução do criatório
Em uma exposição como a Nacional, Marisa garante que a preocupação não são apenas as premiações. Mas, principalmente, de conseguir enxergar a evolução do criatório. “Então, a vitória da La Fontaine foi um presente. De saber que, mesmo com a perda de um grande campeão como o Zagros, que fez vários grandes campeões da raça, a gente conseguiu dar continuidade ao trabalho e ter uma evolução”, acrescenta Marisa.
Além disso, ela cita que dos 80 animais inscritos na pelagem Pampa no evento, 63% eram de linhagem advinda de Monteblanco do PEC, não sendo à toa que ele está no Livro de Mérito da raça. “Então, vem esse lado de não só ganhar os campeonatos, mas de ver o legado do sangue do nosso garanhão, do nosso trabalho sendo colocado na raça através do criatório do Haras Lagoinha. Fica a marca do sangue do haras, da linhagem PEC se fortalecendo ano a ano na raça Mangalarga”, finaliza a criadora.
Para informações sobre o Haras Lagoinha entre em contato pelos telefones (12) 3956-1403 e (12) 3956-6934 ou pelo WhatsApp (12) 9.9721-0527, falar com a Marisa Iorio.
Site: www.haraslagoinha.com.br |
Por Natália de Oliveira
Crédito das fotos: Divulgação/Haras Lagoinha
Veja mais notícias do cavalo Mangalarga no portal Cavalus