Levantamento recente da ABQM aponta que o Paraná é um estado forte na criação de cavalos Quarto de Milha
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM fez um estudo e com os novos registros e 2017 conseguiu atualizar as marcas da raça. E esse levantamento apontou o Paraná como uma das forças no Brasil, concentrando o segundo maior plantel de animais da raça aqui no país. Com 47,3 mil cavalos registrados pela associação, o Estado fica atrás apenas de São Paulo, que tem 237 mil animais. Presente em todo o território nacional, o Quarto de Milha representa a maior raça equina do Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a tropa já ultrapassa os 540 mil animais registrados pelo Stud Book da raça.
E o que faz esse mercado girar tão bacana no Paraná, certamente, são as competições. O Estado é sede de grandes eventos ao longo do ano. Para esta temporada, janeiro já começa com prova de Laço Comprido. De 19 a 21 de janeiro, a cidade de Paraíso do Norte sedia, no CTG São Jorge (PR-466), a 2ª Copa dos Campeões e o 2º Derby de Laço Comprido, competições que abrem a temporada 2018 de eventos oficias do Quarto de Milha. De acordo com o Departamento de Esportes da ABQM, estão habilitados a participar das provas mais de 300 conjuntos.

A premiação total dos dois campeonatos será superior a R$ 60 mil. Além da ABQM, também participa da organização do evento a Associação Paranaense de Laço Comprido (APLC).
Cicinho Varejão, presidente da ABQM, reforça que o Laço Comprido saiu do campo e sua prática virou um momento de confraternização, apresentando a destreza do laçador e a agilidade do cavalo. É um esporte, mas nasceu na lida diária em fazendas, onde o peão precisava fazer o manejo do gado para marcar, curar, entre outras atividades.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação ABQM