Nos últimos metros, RG El Bak arranca vitória em páreo no JCSP

Sob a condução do jockey José Severo, o exemplar da raça Árabe conquistou o Prêmio Augusto Maurício Wanderley, no último sábado (16), no Hipódromo de Cidade Jardim

A abertura da temporada 2021 de Corridas do Cavalo Árabe contou com um páreo emocionante. Afinal, o exemplar da raça RG El Bak arrancou uma vitória eletrizante nos últimos metros, no sábado (16), na pista de areia do Jockey Club de São Paulo.

Valendo bolsa de R$ 10 mil, o Prêmio Augusto Maurício Wanderley, na raia de 1.100 metros de distância, contou com a participação de nove animais da raça. Ao ser dada a largada, RG El Bak, conduzido pelo jockey J. Severo, ficou atrás, a princípio, disputando entre a quarta e quinta posição na primeira volta.

Por outro lado, quem comandou o páreo desde o início foi Graccus Rach com o jockey F. Larroque, que conseguiu até abrir uma boa vantagem dos adversários. Contudo, na reta de chegada, pelo lado de fora, RG El Bak saiu em disparada e, assim, se aproximou da ponta. 

Graccus Rach que, até então liderava com folga, passou a ganhar a cia do adversário na segunda posição. Até que “parelhou” e, nos metros finais, o animal comandando por J. Severo assumiu a dianteira, levando para casa o prêmio de forma emocionante. (Veja vídeo da corrida abaixo)

RG El Bak é de criação e propriedade de Claudio Ribas, que é criador de Corrida desde 2001. Segundo ele, essa foi a primeira corrida do animal. Mas a aptidão está no sangue, já que o pai dele é Campeão Nacional de Corrida.

Portanto, ele ficou feliz com os resultados, principalmente porque em 2020 participou de poucas corridas. Algo que espera que seja diferente neste ano.

Da esquerda para a direita, Almir Ribeiro, Flávio Wanderley e esposa, bem como o presidente da ABCCA, Rodrigo Forte – Foto: Divulgação/ABCCA

Homenagem

Antes de mais nada vale mencionar que o páreo homenageou o criador Augusto Maurício Wanderley. De acordo com o diretor de Corrida da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA), Almir Ribeiro, ele foi um dos maiores entusiastas da raça no Brasil, tendo participado de competições do cavalo Árabe até seus 77 anos de idade, falecendo em 2017.

“O nosso homenageado, sem dúvida, foi um dos maiores entusiastas do Cavalo Árabe montado! Passou parte da infância no Jockey Club de São Paulo, e criava PSA no estado de Mato Grosso do Sul. Montado em seus Cavalos Árabes conquistou títulos de Campeão Nacional nas modalidade de Western Pleasure, English Pleasure, Hunter Pleasure e Pleasure Drive”.

E Almir Ribeiro finaliza, portanto, dizendo: “Parabéns a todos os criadores! Em especial a família do nosso homenageado que não se intimou em se deslocar mais de 1.000 Km para assistir este espetáculo! Ao nosso presidente Rodrigo Forte que veio com a família toda assistir mais uma grande corrida! Ao vencedor Cláudio Ribas que fez uma exibição espetacular e a todos os apaixonados pelo nosso cavalo Árabe que continuam nos estimulando nesta apaixonante missão!! 2021 está apenas começando!”.

Por Natália de Oliveira
Colaboração: ABCCA

Crédito da foto: Divulgação/JCSP

Veja mais notícias do Cavalo Árabe no portal Cavalus