Mariana Argüello Vanni Azevedo, 35 anos, é natural de Campo Grande/MS. A Apartação combina muito bem com a localidade em que reside, já que a modalidade alia o trabalho do cavalo e a interação com o gado e o estado é forte nos dois quesitos. Seria natural que ela praticasse desde sempre, mas só mais recentemente ingressou no esporte.
“Fui criada na fazenda, por isso sempre tive contato com cavalos, mas nunca me interessei por praticar nenhum esporte equestre. Por influência do meu esposo, Arthur, conheci e me apaixonei pela Apartação. Acompanhava desde 2010, mas só tive oportunidade de começar a montar em 2016”, conta ela, eleita no Melhores da ANCA 2019/2020 a Competidora Principiante Mais Premiada.
Sobre sua primeira prova, Mariana Vanni Azevedo diz que não teve um bom desempenho. “Foi um desastre (risos). Eu era muito inexperiente e fiquei muito nervosa. Mas a sensação foi de euforia e entusiasmo”. Em contrapartida, conseguiu vencer esse começo e constrói uma história na Apartação.
De acordo com o site da ANCA, entre outros títulos, foi campeã Nacional Principiante 2017/2018, entre outros pódios, todos no Campeonato Sul Matogrossense de Apartação. Ela também já pontua na categoria Amador.
Melhor Principiante e investimentos
Durante o Super Stakes ANCA, Mariana Vanni Azevedo recebeu a placa do ANCA Awards de Competidora Principiante Mais Premiada da temporada 2019/2020. “Tomara que seja o primeiro prêmio de muitos! Mas, o mais importante, é que eu continue montando, fazendo o que amo e encontrando meus amigos”, afirma.
Aliás, quesitos que a competidora e proprietária de cavalos de Apartação sentiu falta no ano passado. “Foi uma temporada muito atípica, muitas provas canceladas por conta da pandemia. Gostaria de ter ido em mais provas, encontrado os amigos e feito mais o que mais gosto atualmente”.
Segunda ela, a Apartação é uma competição entre o competidor e o cavalo contra o boi. “Sendo assim, considero como conquista quando eu consigo escutar os rebatedores em pista e fazer o que eles me pedem. Às vezes, fico mais satisfeita em prova, mesmo quando não tenho resultado nenhum, mas consigo montar o animal da melhor maneira possível”.
Para estar perto dos cavalos e competir, afirma que teve a sorte de conhecer a Apartação no JCR Ranch, também sediado em Campo Grande. Segundo a competidora, algo que facilitou muito para pudesse treinar. “Além disso, é um local onde me sinto em casa e que tenho o maior prazer em estar”.
Por fim, Mariana comenta sobre os investimentos que fez para a prática do esporte. “Tive que comprar um cavalo. Mas como estava começando, procurei um que atendesse a minha necessidade naquele momento. Durante meu percurso, tiver oportunidade de monta uma égua de um amigo, que é a minha paixão, a Cat Peppy HMR. E agora tenho os meus três companheiros de pista Metallic Jazz, A Dream Solution e This Kitty Style.”
Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Roberto Mattos
Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus