O gestor em equinocultura

Quem é o Gestor em Equinocultura?

Muitas pessoas ainda não se acostumaram ou mesmo não sabem quem é este novo profissional do mercado de cavalos. O Gestor em Equinocultura é uma novidade boa para o segmento.  Um dos principais problemas na maioria dos centros equestres está diretamente ligado à execução da gestão do local. Quem vai fazer acontecer as rotinas, as burocracias, gerenciar os estoques, treinar funcionários, analisar o estado geral dos cavalos, e tantas outras coisas? Em quem o proprietário pode confiar, em termos de conhecimento sobre cavalos, finanças, contatos com associações de raça, recepcionar compradores, alunos, clientes?

Com quem os representantes de ração, medicamentos, equipamentos, podem conversar tecnicamente? Em quem os Médicos Veterinários, Agrônomos e Zootecnistas podem confiar tratamentos, aplicações, análises de sintomas, etc? Estas são algumas das funções do Gestor em Equinocultura. Quer mais? Ele mesmo o GE poderá ser o representante da indústria de ração que fará a visita ao haras, pois tem condições técnicas de falar sobre cavalos como um todo. O GE pode ainda ser um técnico de uma associação de raça, auxiliando na organização do stud book, secretariando em competições, organizando eventos em exposições. Pode, também, trabalhar nas secretarias das escolas de equitação, pois tem conhecimento sobre as modalidades, sobre cavalos, sobre clientes do cavalo. Mas, como este profissional é formado?

Em 2005 a Universidade do Cavalo lançou o Curso Superior de Gestão em Equinocultura. Um curso que nasceu pela experiência da UC em analisar o mercado e ver as tendências futuras relacionadas à mão de obra disponível, as demandas e necessidades e as ofertas encontradas no nosso segmento. Criou assim um curso que abrange as 4 áreas tidas como mais importantes para o sucesso de um estabelecimento eqüestre: manejo, saúde, administração e equitação. Nestas 4 áreas, que duram 1 semestre cada, os alunos têm 6 matérias em cada diretamente relacionadas com o tema central do semestre. Ao todo, os alunos passam 2 anos conosco, tendo aulas todas as noites, das 19:00 às 22:30, com professores que não são somente professores – são profissionais do mercado de cavalos que durante o dia atuam em seus negócios, prestam consultorias, trabalham em grandes empresas.

O curso é noturno para que os alunos possam trabalhar em diversos haras, centros equestres, auxiliar cavaleiros da região, e assim, já durante o curso ingressam no mercado de forma sólida e com “responsabilidades reais” e não somente as criadas pelo curso como trabalhos e monografias. É a prática e a teoria quase que em um só momento acontecendo na vida do aluno. Vale a pena ressaltar também que o curso tem validade no MEC, e á amplamente amparado nestes aspectos pela UNISO – Universidade de Sorocaba, que cuida de todos os aspectos burocráticos do mesmo, desde o vestibular até a formatura, e dá o cunho de Curso Superior, fazendo com que os alunos tenham um diploma de nível superior, uma faculdade real. Desta forma podem fazer MBA, especialização, mestrado e doutorado se assim optarem após a graduação.

Já temos diversas turmas formadas. São os Gestores em Equinocultura – profissionais de muita honra e frutos de um esforço contínuo da Universidade do Cavalo, da UNISO e deles mesmos, que estudam por dois anos para atuarem em um mercado rico em opções, com uma demanda por profissionalismo, e principalmente, por realizarem o sonho de muitos: viver de cavalos dignamente, honrosamente, felizes e fazendo o que mais gostam de fazer.

Por : Aluisio Marins

Foto : Cedida

Deixe um comentário