Academia UC

O gestor em equinocultura

Publicado

⠀em

Quem é o Gestor em Equinocultura?

Muitas pessoas ainda não se acostumaram ou mesmo não sabem quem é este novo profissional do mercado de cavalos. O Gestor em Equinocultura é uma novidade boa para o segmento.  Um dos principais problemas na maioria dos centros equestres está diretamente ligado à execução da gestão do local. Quem vai fazer acontecer as rotinas, as burocracias, gerenciar os estoques, treinar funcionários, analisar o estado geral dos cavalos, e tantas outras coisas? Em quem o proprietário pode confiar, em termos de conhecimento sobre cavalos, finanças, contatos com associações de raça, recepcionar compradores, alunos, clientes?

Com quem os representantes de ração, medicamentos, equipamentos, podem conversar tecnicamente? Em quem os Médicos Veterinários, Agrônomos e Zootecnistas podem confiar tratamentos, aplicações, análises de sintomas, etc? Estas são algumas das funções do Gestor em Equinocultura. Quer mais? Ele mesmo o GE poderá ser o representante da indústria de ração que fará a visita ao haras, pois tem condições técnicas de falar sobre cavalos como um todo. O GE pode ainda ser um técnico de uma associação de raça, auxiliando na organização do stud book, secretariando em competições, organizando eventos em exposições. Pode, também, trabalhar nas secretarias das escolas de equitação, pois tem conhecimento sobre as modalidades, sobre cavalos, sobre clientes do cavalo. Mas, como este profissional é formado?

Em 2005 a Universidade do Cavalo lançou o Curso Superior de Gestão em Equinocultura. Um curso que nasceu pela experiência da UC em analisar o mercado e ver as tendências futuras relacionadas à mão de obra disponível, as demandas e necessidades e as ofertas encontradas no nosso segmento. Criou assim um curso que abrange as 4 áreas tidas como mais importantes para o sucesso de um estabelecimento eqüestre: manejo, saúde, administração e equitação. Nestas 4 áreas, que duram 1 semestre cada, os alunos têm 6 matérias em cada diretamente relacionadas com o tema central do semestre. Ao todo, os alunos passam 2 anos conosco, tendo aulas todas as noites, das 19:00 às 22:30, com professores que não são somente professores – são profissionais do mercado de cavalos que durante o dia atuam em seus negócios, prestam consultorias, trabalham em grandes empresas.

O curso é noturno para que os alunos possam trabalhar em diversos haras, centros equestres, auxiliar cavaleiros da região, e assim, já durante o curso ingressam no mercado de forma sólida e com “responsabilidades reais” e não somente as criadas pelo curso como trabalhos e monografias. É a prática e a teoria quase que em um só momento acontecendo na vida do aluno. Vale a pena ressaltar também que o curso tem validade no MEC, e á amplamente amparado nestes aspectos pela UNISO – Universidade de Sorocaba, que cuida de todos os aspectos burocráticos do mesmo, desde o vestibular até a formatura, e dá o cunho de Curso Superior, fazendo com que os alunos tenham um diploma de nível superior, uma faculdade real. Desta forma podem fazer MBA, especialização, mestrado e doutorado se assim optarem após a graduação.

Já temos diversas turmas formadas. São os Gestores em Equinocultura – profissionais de muita honra e frutos de um esforço contínuo da Universidade do Cavalo, da UNISO e deles mesmos, que estudam por dois anos para atuarem em um mercado rico em opções, com uma demanda por profissionalismo, e principalmente, por realizarem o sonho de muitos: viver de cavalos dignamente, honrosamente, felizes e fazendo o que mais gostam de fazer.

Por : Aluisio Marins

Foto : Cedida

Academia UC

TV UC – Os primeiros exercícios laterais do potro em doma

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins fala sobre os primeiros exercícios de doma

Publicado

⠀em

Universidade do cavalo

Nesta fase, o pouco significa muito! Ou seja, não exija perfeição, o importante é progredir! Confira algumas dicas com Aluísio Marins.

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

Universidade do Cavalo traz Jornada Gratuita Segredos do Cavalo

Serão quatro módulos gratuitos e online que abordam o Horsemanship da Universidade do Cavalo. Aulas vão até a próxima quinta-feira (30)

Publicado

⠀em

Universidade do cavalo

Atenção apaixonados por cavalos! Vocês não podem perder a oportunidade única que a Universidade do Cavalo está promovendo. Até o próximo dia 30 de junho (quinta-feira) a UC realiza a Jornada Gratuita Segredos do Cavalo.

Serão quatro dias com aulas gratuitas e totalmente online, que abordarão o Horsemanship da UC, Equitação, Treinamento e Evolução.

“Reuni neste treinamento os maiores problemas que encontro diariamente na minha rotina de trabalho. Será uma ótima oportunidade para todos se aperfeiçoarem e atualizarem seus conhecimento sobre o cavalo”, afirma Aluísio Marins, idealizador da Universidade do Cavalo.

Conteúdo da Jornada do Conhecimento da Universidade do Cavalo

Na primeira aula, o aluno poderá conhecer a fundo o Horsemanship UC, conhecendo o jeito da Universidade do Cavalo de lidar com os equinos no dia a dia, no intuito de aumentar a confiança, facilitar a rotina, melhorar o desempenho e garantir o bem-estar do animal.

A segunda aula será sobre a equitação. Este segundo segredo na verdade se baseia em conhecer e evitar os quatro erros de equitação que o aluno comete sem perceber e que estão prejudicando a performance ao montar. A parte boa é que o aluno vai descobrir como corrigir esses erros na prática.

A terceira aula será sobre treinamento e o aluno poderá ter acesso a três exercícios poderosos para melhorar o treinamento dos cavalos e atingir a máxima performance com o mínimo esforço.

Finalizando a jornada, o aluno vai saber como evoluir nos pilares Horsemanship, equitação e treinamento de forma completa para que ele seja um especialista em cavalos, independente da sua experiência atual e se deseja atuar profissionalmente ou não.

O curso é gratuito, e para participar é preciso realizar o cadastramento no site: www.segredosdocavalo.com.br. As aulas ficarão disponíveis na plataforma e o aluno pode interagir, enviando suas perguntas e seus posicionamentos.

Informações: www.segredosdocavalo.com.br ou pelo Instagram @uccavalo

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – O galope para acomodar a energia do seu cavalo

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins fala sobre a importância do galope.

Publicado

⠀em

TV UC

Tem gente que galopa para “gastar” o cavalo, para cansar, e assim tentar “baixar a energia”. Não, não é isso que queremos mostrar na TV UC dessa semana! Cheque aí o video!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Cuide da ranilha do seu cavalo

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Luis Gustavo explicar sobre como cuidar da ranilha

Publicado

⠀em

TV UC

Os problemas de ranilha são bastante comuns. Neste video mostramos como avaliar, práticas preventivas e como fazer um curativo, apresentado pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Equitação de contato

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica que é possível ter contato com o cavalo na equitação, mas sem força

Publicado

⠀em

TV UC

Contato, pode? Pode, mas veja bem, contato não significa força! Confira as dicas de Aluísio Marins dessa semana:

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Ferraduras da família Equilibrium

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Luis Gustavo explicar sobre a Ferradura da família Equilibrium

Publicado

⠀em

TV UC

Você sabia que a ferradura Equilibrium foi a primeira do mundo a ser projetada a partir de estudos de biomecânica? Conheça a linha Equlibrium apresentada pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo.

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Domar mula é difícil?

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica que é possível domar uma mula como domamos um cavalo

Publicado

⠀em

TV UC

Quem disse que domar mula é difícil? Conheça Reata, a mulinha que foi domada aqui na UC da mesma forma que domamos os cavalos. Confira!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Ponto de quebra do casco

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Guilherme Martins explicar o que é o ponto de quebra do casco e a sua importância

Publicado

⠀em

TV UC

Também chamado de “breaking over”, é fundamental compreender quel é o ponto de quebra do cavalo e a sua importância para o movimento dos membros dos animais. Acompanhe a explicação do médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC- 3 dicas para lidar com cavalo que tira você do sério

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica quais são os motivos que levam o cavalo a passar por essa fase e ensina o que se deve fazer

Publicado

⠀em

TV UC

Seu cavalo estpa te tirando do sério? Pois saiba que, em certas fases, o cavalo novo testa a paciência do treinador.

O que fazer nestes casos? Entenda o que ocorre e confira três dicas para contornar a situação!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Qual é o intervalo entre os ferrageamentos?

Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Guilherme Martins explicar o porquê o intervalo de ferrageamentos não pode ser fixo

Publicado

⠀em

TV UC - Qual é o intervalo entre os ferrageamentos?

O tempo entre um ferrageamento e outro não pode ser fixado como receita de blo, é este o recado dado pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório. Confira!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO