Nova pesquisa revela avanços significativos no melhoramento genético de bovinos de corte no N/NE do Brasil

A pesquisa envolveu a observação de 35 animais de sete criatórios diferentes, incluindo um da Paraíba, um do Tocantins, três do Pará e dois do Maranhão

A pesquisa GP PAD Norte e Nordeste Nelore 24, conduzida em parceria com a Embrapa, destacou importantes avanços no campo do melhoramento genético de bovinos de corte nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os resultados desses estudos demonstram que o rebanho dessas áreas apresenta um potencial reprodutivo de elevado padrão. Anteriormente, as análises sobre este aspecto dos animais eram predominantemente baseadas em dados das regiões Sul e Sudeste.

A divulgação dos dados foi feita pela Integral Mix, uma das líderes em nutrição animal do país, e marca um importante avanço no reconhecimento e aprimoramento da qualidade genética desses animais, oferecendo novas perspectivas promissoras para o setor.

Melhoramento genético bovinos de corte

A pesquisa envolveu a observação de 35 bovinos de sete criatórios diferentes, incluindo um da Paraíba, um do Tocantins, três do Pará e dois do Maranhão. Durante cerca de dois meses, os animais foram monitorados no Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (Cinpec), que pertence à Integral Mix e está localizado em Paragominas, no Pará.

Neste ambiente de alta tecnologia, os bovinos permaneceram juntos e receberam a mesma dieta, garantindo condições homogêneas para a análise de Ganho Médio Diário (GMD) e Consumo Alimentar Residual (CAR). A pesquisa teve como objetivo identificar bovinos da raça Nelore registrados na ABCZ com índice de seleção que destaca características econômicas importantes e geneticamente superiores, conforme o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Pecuária mais competitiva, sustentável e lucrativa

Segundo o pesquisador Bruno Cabral Soares, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a avaliação ajuda no fornecimento de subsídios para que os criadores melhorem geneticamente seus rebanhos, tornando-os mais eficientes promovendo uma pecuária mais competitiva, sustentável e lucrativa. “O objetivo é qualificar essa genética para que seja distribuída a rebanhos comerciais, elevando o padrão, que antes era limitado às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste,” afirma Soares.

A prova foi realizada em um local que dispõe do que há de mais moderno em tecnologia e é inteiramente automatizado. Cada animal foi identificado com um chip eletrônico na orelha para avaliação dos pesquisadores. O sistema de monitoramento do consumo de ração foi efetuado diariamente em tempo real durante 24 horas, por meio de sensores instalados nos cochos.

Segundo Marcos Lima, diretor da Integral Mix, a pesquisa é o começo de um processo que aponta evolução na reprodução de animais de grande potencial. “Esses resultados nos mostram que utilizando tecnologia, e especialistas, é possível garantir uma raça pura, evoluída e com grande potencial de reprodução, valorizando as criações da região Norte e Nordeste e ajudando os rumos de novas pesquisas para o país”, conclui.

As próximas pesquisas no Cinpec visam transformá-lo em um epicentro de inovação, com intensa colaboração entre as bases. O objetivo é testar e implementar novas práticas e conhecimentos para criar soluções inovadoras e de grande impacto, que redefinam padrões e promovam avanços significativos.

Sobre o Cinpec:

O Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (Cinpec), é composto por médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas, a equipe do centro de pesquisas busca implementar as melhores práticas de manejo nutricional tanto em sistemas de confinamento quanto em pastagens. Com uma extensão de 200 hectares, incluindo 150 hectares de pastagens divididas em piquetes rotacionados, o local possui estrutura para confinar até 1000 animais. O Cinpec está localizado próximo da fábrica da Integral Mix, em Paragominas, Pará.

Sobre Integral Mix

A Integral Agroindustrial é uma empresa cearense de nutrição animal que está nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país, com unidades fabris no Ceará, Bahia, São Paulo e, a mais recente, no Pará. Com um amplo portfólio de produtos, a empresa aposta nas mais modernas tecnologias para fornecer uma nutrição de alta performance com o foco na pecuária, piscicultura, criação de equinos, aves, suínos, cães e gatos. A empresa conta com mais de mil funcionários e está em constante processo de desenvolvimento a fim de fortalecer sua presença em todo o território brasileiro.

Por Assessoria de Imprensa/Integral Mix
Fotos: Divulgação/Integral Mix

Leia mais notícias aqui.