Durante a ExpoPrado 2023, realizada de 8 a 11 de setembro no Rural del Prado, em Montevideo, a 5ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe do Uruguai se destacou com a participação de dois juízes brasileiros de renome. Marcelo Jubran e Leonardo Pinheiro Machado, ao lado do juiz argentino Jorge Concaro, foram o trio de jurados responsável por avaliar e premiar os melhores exemplares da raça.
“Foi a primeira vez que eu estive no país julgando uma prova do cavalo Árabe”, compartilhou Jubran. Os juízes demonstraram grande entusiasmo pelo evento, destacando a harmonia nas decisões tomadas durante a exposição. “Nós, os juízes, estávamos muito alinhados durante o evento, porque só dois campeonatos não foram unanimidade, os restantes foram todos unânimes, incluindo os grandes campeonatos e o campeão supremo”, acrescentou Jubran.
A qualidade dos animais apresentados no Uruguai não passou despercebida pelos juízes brasileiros. “O Uruguai cria há anos e vem com qualidade há anos também. Foi uma exposição com poucos animais, mas com muita qualidade, com pedigrees atualizados (linhagens usadas no mundo)”, elogiou Jubran.
Além disso, a 5ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe do Uruguai – organizada pela Asociacion Rural Del Uruguay – ofereceu uma experiência única, com a presença de gado, carneiros e cavalos de Polo compartilhando a mesma pista de julgamento, o que atraiu criadores de diferentes setores pecuários, contribuindo para o fomento da exposição.
As impressões da ExpoPrado pelos juízes brasileiros
Leonardo Pinheiro Machado também compartilhou suas impressões sobre a ExpoPrado e a Exposição Nacional do Cavalo Árabe do Uruguai: “Eu já havia julgado outras três exposições no país. Como sempre tivemos bons animais, mas dessa vez com menor quantidade”. A ExpoPrado é conhecida por sua tradição centenária e pelo destaque no cenário pecuário, tornando o evento uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. “Julgar no Uruguai sempre é uma honra e prazer”, ressaltou Machado.
O evento contou ainda com a vitória de filhos de cavalos brasileiros, como RFI Unique e AF Maden, que foram responsáveis por consagrar a grande campeã e a campeã suprema. A colaboração entre os juízes brasileiros e Jorge Concaro, o juiz argentino, resultou em três dias de sucesso e celebração na ExpoPrado 2023. “Fomos muito bem recebidos, foram três dias maravilhosos. Foi um enorme prazer julgar ao lado do Leonardo Machado e do Jorge Concaro”, concluiu Jubran
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto: Divulgação/ABCCA
Leia mais notícias aqui.