Centrais de Reprodução

Veja dicas de cuidados com garanhões para a estação de monta

Publicado

em

Dr. Orpheu Avila, titular da Central Equina de Reprodução (CER), fala sobre a importância da realização de exames antes da coleta

A fim de auxiliar criadores que sonham em produzir campeões nesta estação de monta, o médico veterinário Orpheu Avila – titular da Central Equina de Reprodução (CER) – alerta para certos cuidados com os garanhões. Especialista em clínica e reprodução equina assistida, ele lembra da importância da realização do exame andrológico nos reprodutores.

De acordo com Orpheu, somente assim será possível ter uma fotografia exata da fertilidade de determinado garanhão. “Dessa forma, estabelecemos um protocolo adequado para um número de coletas semanais. Além de saber o número de doses que vamos ter a cada coleta para ser enviado”, explica.

Contudo, o titular da CER lembra que qualquer tratamento que for feito no animal só irá surtir efeito após 60 dias de seu início. Por conta disso, ele ressalta a necessidade destes cuidados com os garanhões com relação aos exames antes do início da estação de monta.

“É muito importante conhecer os garanhões que vamos trabalhar neste período antes que ele se inicie. Assim, poderemos começar já a estação de monta enviando sêmen da melhor qualidade possível. E só através do exame andrológico que podemos estabelecer esses parâmetros”. 

Dr. Orpheu fazendo a análise de sêmen – Foto: Divulgação/Maurício Messias

Exames necessários

Ainda de acordo com Orpheu, se faz necessário um exame completo. Sendo assim, no exame andrológico são examinados as glândulas anexas do garanhão, por meio de palpação nos testículos e através de outros equipamentos.

“Podemos apalpar a cabeça do epidídimo, além do escroto. Já através do exame ultrassonográfico conseguimos analisar toda a estrutura testicular e de outras glândulas, como ampola e próstata”, explica o veterinário.

Na sequência, Orpheu ressalta que durante a coleta do sêmen é possível verificar a motilidade, a concentração e o volume. Ou seja, ter uma fotografia exata do produto. Ademais, diante desses resultados será possível escolher o melhor diluente a ser utilizado.

“Tem garanhões que se dão bem com determinados diluentes. Alguns são utilizados em garanhões que não resfriam bem o sêmen. O objetivo é manter esse sêmen em boa qualidade o maior número de horas possível. Pelo menos, até 36 horas”.

Por fim, segundo o titular da CER, outro ponto importante com relação aos cuidados com os garanhões é a necessidade de ser feita a patologia. Afinal, somente através dessa análise se tem uma ideia concreta da motilidade do material.

“Então, a patologia também vai nos dar uma ideia se esse garanhão tem algum problema de fertilidade. Além de dar um direcionamento sobre como podemos manejá-lo para torná-lo fértil. E, assim, possa emprenhar o maior numero de éguas durante a estação”, finaliza.

Parte dos lote de éguas doadoras – Foto: Divulgação/Maurício Messias

Agende sua visita!

A CER mantém o slogan “Realizando sonhos, produzindo campeões”. Sendo assim, aguarda sua visita nesta estação de monta. A central está localizada na cidade de Boituva/SP, a apenas 120 km da capital paulista.

Os telefones de contato da CER são: (15) 98116.9998 – Orpheu / (15) 98117.0008 – Christina / (15) 99771.7278 – Gustavo / (15) 99753.4222 – Administração. Além disso, é possível mandar um e-mail para cer@cer-cavalos.com.

Instagram: @cer_cavalos | Site: www.cer-cavalos.com

INFORME PUBLICITÁRIO
Por Natália de Oliveira
Colaboração: Abdalla Jorge Abib/Assessoria de Imprensa CER
Crédito das fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa CER

Veja mais notícias de Centrais de Reprodução no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Centrais de Reprodução

Leilão LUB Special Embryos acontece nesta quarta-feira

A edição é especial Três Tambores, com a oferta de 15 lotes de embriões das melhores linhagens

Publicado

em

A Lub Breeding promove mais um grande leilão. Contudo, desta vez voltado para os Três Tambores. Trata-se do Leilão LUB Special Embryos – Barrel Version, que acontece nesta quarta-feira (25), a partir das 20h, pela Criar Leilões.

De acordo com os organizadores, o evento contará com a participação especial e assessoria do recordista mundial dos Três Tambores, Sidnei Junior. Ao todo, serão ofertados 15 lotes de embriões efetivados ou à efetivar, de algumas das melhores matrizes do Brasil e do mundo.

Com relação aos acasalamentos, somente os grandes nomes mundiais da raça Quarto de Milha e da modalidade de Três Tambores. São eles: Tres Seis, Epic Leader, Slick By Design, El Shady Zorrero, A Streak Of Fling, Frenchmans Guy e Famous Lane.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TODOS OS LOTES

Ainda de acordo com os organizadores, o Leilão LUB Special Embryos – Barrel Version é um evento diferenciado no mercado. Ideal, portanto, para quem procura ter em casa um futuro campeão dos Três Tambores, com genética consagrada mundialmente.

Se não bastasse todas essas características, o pregão ainda terá condições facilitadas de pagamento. Ou seja, os interessados poderão adquirir um dos 15 lotes em 36 parcelas, sendo 2+2+2+30.

Não perca essa oportunidade!

Por fim, vale frisar que o Leilão LUB Special Embryos – Barrel Version será transmitido a partir das 20h desta quarta-feira, pela ZR TV, através do YouTube. Sendo assim, Dudu Vaz estará no comando da batida do martelo, com assessoria de Gustavo Trapé, Henrique Pessoa, Rafael Leão, Mário e Sidnei Junior.

Outras informações pelos telefones: Rafael Leão (19) 99770-2277 | Gustavo (19) 99636-2422 | Sidnei Jr (19) 9.9894-9540 | Henrique Pessoa (14) 9.9866-7040 | Mario (21) 9.9895-8908.

Fonte: AV Comunicação Equestre e Assessoria de Imprensa
Crédito da foto em destaque: LOTE 14 A –
STREAK OF FLING X SF TINY BIT OF FAME
Crédito das fotos: Divulgação/LUB

Veja mais notícias sobre Centrais de Reprodução no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Centrais de Reprodução

CER mantém padrão de excelência para criatórios arabistas

Com moderna tecnologia, a Central Equina de Reprodução vem investindo também em qualificada genética voltada à raça Árabe

Publicado

em

Com moderna tecnologia, a Central Equina de Reprodução vem investindo também em qualificada genética voltada à raça Árabe

Não é de hoje que a Central Equina de Reprodução (CER) é citada como referência no meio do cavalo Quarto de Milha. Afinal, já são mais de duas décadas de atuação no mercado. No entanto, o que alguns podem não saber é que a central coloca toda sua infraestrutura também à disposição dos criatórios arabistas.

Tanto que o médico veterinário Orpheu Ávila Jr., que está à frente da CER, é membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). Nesse sentido, Orpheu destaca o que vem sendo realizado pela central em prol da raça.

“Ao longo destes anos, conseguimos manter um banco genético de altíssima qualidade. Desde a importação de sêmen dos principais garanhões internacionais, bem como na produção e congelamento de sêmen em nosso laboratório dos animais nacionais, através de suas brilhantes campanhas nas pistas, se tornaram destaques para exportação”, pontua o veterinário.

Dr. Orpheu realiza análise laboratorial do sêmen coletado – Foto: Divulgação/CER

Para Orpheu, “esse aprimoramento genético vem possibilitando cada vez mais o desenvolvimento e fomento da raça no Brasil”. Deste modo, ele cita alguns nomes que já passaram pela CER: garanhões, El Tino, El Jahez WH, Magnum Chall HVP, HP Ali; e as matrizes: FT Havanna El Keav, RFI Sophie Al Maktub, Honey’s Delight RB, Brunet Arabco, Shavanna El Madan, Lumiar Ethna,

“Sem dúvida isso demostra o total apoio que a central vem realizando para que esse crescimento atinja cada vez mais seus objetivos. Pois além de nossa tecnologia não medimos esforços para colocar ao alcance de todos o que existe de melhor no mundo em relação à genética. E por acreditar nesta parceria, a própria central é também proprietária e criadora de alguns campeões nacionais”, conclui Orpheu.

WH Justice, considerado o melhor filho de Magnum Psyche – Foto: Divulgação/CER

Agende uma visita!

Por fim, Christina Ávila, esposa de Orpheu e responsável pela área administrativa e operacional da CER, aproveita para fazer um convite aos criatórios arabistas: “Além dos plantéis que já conhecem a qualidade e agilidade de nosso atendimento, convidamos novos criadores para nos fazerem uma visita. Estamos em localização privilegiada, na cidade de Boituva (SP), a apenas 120 km da capital paulista”.

Acima de tudo, a CER prima sempre pela qualidade em seus serviços e na busca de avançadas técnicas de biotecnologia da reprodução. Tanto que é credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Do mesmo modo, a central ainda possui reconhecimento internacional, sendo a única empresa brasileira do segmento certificada na Comunidade Europeia.

Outras informações podem ser obtidas pelos celulares: (15) 98116.9998 – Orpheu / (15) 98117.0008 – Christina / (15) 99771.7278 – Gustavo / (15) 99753.4222 – Administração.

Instagram: @cer_cavalos | Site: www.cer-cavalos.com

INFORME PUBLICITÁRIO
Fonte: Abdalla Jorge Abib (assessoria de imprensa da CER)

Crédito das fotos: Divulgação/CER

Veja mais notícias de Centrais de Reprodução no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Centrais de Reprodução

Higienização em garanhões contribui para o bom resultado da coleta

Publicado

em

A Central Equina de Reprodução (CER), através do médico veterinário Dr. Orpheu Ávila Jr., faz um resumo sobre o trabalho com os garanhões antes das coletas

Dando continuidade aos artigos voltados ao período de estação de monta, o médico veterinário Orpheu Ávila Jr., titular da Central Equina de Reprodução (CER), faz mais um importante alerta. Desta vez, sobre a higienização em garanhões antes da coleta de sêmen.

Especialista em clínica e reprodução equina assistida, ele frisa que a higienização é um fator primordial para a garantia de um bom desempenho reprodutivo. Isso além da realização do exame andrológico e ultrassonografia antes do início da estação de monta.

Resumidamente, Orpheu explica que, através do exame andrológico, são examinadas as glândulas anexas do garanhão. Ou seja, por meio de palpação nos testículos será possível ter uma fotografia exata da fertilidade de determinado garanhão.

“Dessa maneira, criaremos um protocolo adequado para o número de coletas semanais. Além disso, saberemos a quantidade de doses que vamos ter a cada coleta. E, sem dúvida, nos ajudará a analisar a qualidade do sêmen para envio”, destaca o veterinário.

Já em relação à ultrassonografia, Orpheu explica que o exame possibilita analisar toda a estrutura testicular e de outras glândulas. Como, por exemplo, ampola e próstata.

“Após a coleta do sêmen é possível verificar a motilidade, a concentração e o volume. Sendo assim, ter uma fotografia exata do produto. E diante desses resultados será possível escolher o melhor diluente a ser utilizado nos garanhões. Acima de tudo, com o objetivo de manter esse sêmen em boa qualidade o maior número de horas possível. Pelo menos até 36 horas”, ressalta.

Dr. Orpheu realiza uma completa análise laboratorial do sêmen coletado – Foto: Divulgação/CER

Higienização: outro fator benéfico

Ainda segundo Orpheu, embora possa parecer um ato corriqueiro, a higienização do animal é necessária. Sobretudo, para se evitar contaminações na hora da coleta.

“A lavagem do pênis do garanhão é um fator de higiene muito importante antes de ser feita a coleta do sêmen. Principalmente na fossa da glande. Com isso, se diminui a maioria da sujeira presente e as bactérias que poderão ir para o sêmen”.

Portanto, a dica do médico veterinário é que a higienização em garanhões seja feita apenas com água morna: “Não se deve utilizar nenhum antisséptico ou detergente. Pois existe uma flora normal no pênis, que está em equilíbrio, e se forem aplicados poderão causar infecções. Decorrente disso, se evitará também a utilização de algum gel lubrificante, que se torna outro fator prejudicial ao sêmen”.

Concluídas estas fases, Orpheu destaca ainda outro ponto que é a análise patológica. “É um procedimento que nos propiciará saber se o garanhão terá algum problema de fertilidade. Assim poderemos manejá-lo para torná-lo fértil e emprenhar o maior número de éguas durante a estação”, finaliza.

Equipe veterinária da CER, comandada pelo dr. Orpheu Ávila (dir.) – Foto: Divulgação/CER

Agende sua visita!

A CER conta com serviços de alto padrão e um know-how de 20 anos no mercado. Neste período, vem trabalhando com selecionados reprodutores e matrizes das raças Árabe, Lusitano, Quarto de Milha e Brasileiro de Hipismo. Mantendo, portanto, o seu slogan “Realizando sonhos, produzindo campeões”.

Por fim, vale destacar que a central está localizada na cidade de Boituva/SP, a apenas 120 km da capital paulista. Os telefones de contato da CER são: (15) 98116.9998 – Orpheu / (15) 98117.0008 – Christina / (15) 99771.7278 – Gustavo / (15) 99753.4222 – Administração. Além disso, é possível mandar um e-mail para cer@cer-cavalos.com.

Instagram: @cer_cavalos | Site: www.cer-cavalos.com

INFORME PUBLICITÁRIO
Fonte: Abdalla Jorge Abib (assessoria de imprensa da CER)

Crédito das fotos: Divulgação/CER

Veja mais notícias de Centrais de Reprodução no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo
X
X