O cavalo Marwari, sua origem, significado cultural, além do contexto de como contribuíram para a história da Índia são a temática do livro de arte Marwari – The Horse of India.
Desenvolvido pela fotógrafa equestre Paula da Silva, com textos de Ana Lucia Camphora, CuChullaine O’Reilly e Miriam Adelman, a obra reúne mais de 120 fotos que ilustram a história da raça com o país, além de explorar a Índia exótica e rural, capturando o poder, a graça e a herança dos cavalos Marwari.
A obra reúne ainda 20 ilustrações originais do livro Shaliotra, que data do século XVI e é reconhecido como um dos primeiros tratados sobre cavalos e de conhecimento veterinário.
Lentes pelo mundo
Paula da Silva viajou o mundo com suas lentes, criando um estilo único de fotografar cavalos. https://www.pauladasilva.com/.
Mundialmente reconhecida, a “equine photographer” é portuguesa e vive na Itália. Viaja por todo o mundo fotografando cavalos e seu povo, com foco em seus ambientes, paisagens e cultura.
Ministrou cursos de fotografia e organizou workshops para fotógrafos em diversos países, como Brasil, Islândia, Índia, Itália, França, Portugal, Estados Unidos. Seu trabalho foi publicado em revistas equestres em vários países e exibido em várias exposições.
Autores de renome internacional
Os textos de Marwari – The Horse of India, foram desenvolvidos pelas escritoras Ana Lucia Camphora, Miriam Adelman e CuChullaine O’Reilly.
Ana Lucia possui uma abordagem pluridisciplinar sobre o estudo interespécies e, especificamente, sobre as culturas equinas. É autora do livro, ‘Animais e sociedade no Brasil dos séculos 16 a 19’, publicado no Brasil e na Inglaterra.
Já Miriam Adelman é poeta, tradutora, socióloga e estudiosa de culturas equestres, sendo pioneira em estudos das culturas equestres brasileiras e autora de muitos artigos e capítulos de livros sobre o assunto.
Pesquisa culturas equestres sob a perspectiva dos estudos humano-animais, da sociologia e da literatura.
CuChullaine O’Reilly é membro da Royal Geographical Society, do Explorers Club e fundador da Long Riders’ Guild. Foi mentor de expedições equestres em todos os continentes e é autor do “The Encyclopaedia of Equestrian Exploration”, “The Horse Travel Manual” entre outros.
O cavalo Marwari
Originário do deserto da região de Marwar, no Rajastão, Índia, os Marwari são animais extremamente resistentes, que podem suportar temperaturas altas e frios.
Levado para a Índia por Genghis Khan e os seus invasores Mongóis vindos do norte, o animal foi destinado para atuar nas guerras.
A marca registrada do animal são suas orelhas, pontiagudas e centralizadas, capazes de se movimentar quase 360 graus.
Eram considerados sagrados para o clã Rajput, responsáveis pelo aprimoramento racial desses animais. São descendentes cavalos de guerra que serviram às famílias dos governantes e guerreiros da Índia feudal.
O livro de arte Marwari – The Horse of India pode ser encontrado no link: https://www.ipsispub.com.br/product-page/marwari-the-horse-of-india
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus