Atrelagem – passeios a cavalo em carruagens

Paulo Junqueira conta em sua coluna da semana sobre um passeio a cavalo diferente do que ele costuma relatar aqui no portal Cavalus

Poucos dias atrás, meu passeio a cavalo foi em Atrelagem. Foi muito bom e me fez lembrar que essa é uma interessante opção para quem quer fazer o Caminho de Santiago a cavalo.

Um privilégio, sobretudo para quem tem paixão por cavalos e não pode fazer a Peregrinação montado. Com toda a certeza, uma viagem a cavalo com elegância e charme.

Atrelagem

De origem grega, a Atrelagem animal transformou-se em uma tradição na Europa. Deve o seu desenvolvimento aos romanos. Foram eles que, antes mesmo da Era Cristã, já usavam carruagens leves puxadas por até quatro cavalos.

Paulo Junqueira conta em sua coluna da semana sobre um passeio a cavalo diferente do que ele costuma relatar aqui no portal: Atrelagem
Bonde no Rio de Janeiro – Foto: Arquivo/Marcelo Almirante

A Atrelagem sofreu revezes, mas ressurgiu no século 13 como meio de transporte. Ao mesmo tempo que atingiu seu apogeu no século 15, quando a realeza e a aristocracia europeia não só usava largamente as carruagens como meio de transporte, como também para a prática de competições.

O Brasil ainda era governado por Dom Pedro II quando a cidade de Curitiba teve sua primeira experiência de transporte coletivo. Trata-se do sistema de bondes puxados por mulas, inaugurado em 1887. Não duraram muito e logo depois foram substituídos por bondes elétricos.

Mas, para quem quer ter essa experiência, existem alguns destinos turísticos que ofertam um passeio em bondes puxados por cavalos. Dois dos mais famosos são Douglas Bay Horse Tramway e o Victor Harbor Tramway.

Paulo Junqueira conta em sua coluna da semana sobre um passeio a cavalo diferente do que ele costuma relatar aqui no portal: Atrelagem
Victor Harbor Tramway

O Douglas Bay Horse (foto) fica na ilha de Man, ao norte da Irlanda e funciona ininterruptamente desde 1876. Enquanto o Victor Harbor Tramway, está a 84 km ao sul de Adelaide, na Austrália. Os cavalos utilizados nesse serviço são muito bem cuidados, trabalham duas horas por dia. Desse modo, ao atingir 14 ou 15 anos são aposentados.

Passeios em carruagens

Antes de mais nada, como apaixonado por cavalos, em minhas viagens, sempre que tenho oportunidade, incluo um passeio em carruagem. São muitos os destinos turísticos que oferecem essa opção no Brasil e ao redor do mundo.

No ano passado, na França, fiz um passeio na La Maringote. Uma carruagem puxada por cavalos é a maneira perfeita de chegar no Mont-Saint-Michel, da mesma forma que os peregrinos faziam nos tempos antigos.

Paulo Junqueira conta em sua coluna da semana sobre um passeio a cavalo diferente do que ele costuma relatar aqui no portal: Atrelagem
Mont-Saint-Michel

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus