A cavalgada de inverno na Suécia é uma experiência muito diferente. Não só por contas das trilhas na neve, mas também as no gelo. O cavalo islandês é a montaria perfeita para explorar essa região. Apesar do ser pequeno, têm grande resistência e costuma percorrer longos trechos com neve e gelo.
Ferradura para cavalgar no gelo e na neve
Nessa cavalgada, a maioria dos cavalos recebe uma ferradura especial, com dois ou quatro parafusos especiais (Stud), com a finalidade de dar melhor aderência em vários tipos de piso, principalmente escorregadios e úmidos.
O Stud também melhora a estabilidade no gelo. Assim como é frequentemente usado em combinação com um ‘suporte de neve’. Material em poliuretano (ou borracha) que fica sob a ferradura e evita que a neve se acumule na sola do cavalo.
Alguns dos cavalos que não recebem essas ferraduras e suporte ficam somente nas trilhas de floresta.
Cultura Sami
Antes de mais nada, essa cavalgada de inverno na Suécia foi uma oportunidade de aprender sobre a cultura Sami, incluindo o pastoreio de renas. Nossos guias Sami se sentem em casa neste ambiente de frio extremo.
Eles são muito experientes e ajudam encontrar animais nas trilhas ou na floresta. Esta área é lar de alces, ursos, águias douradas e a rara raposa do Ártico.
Os Samis, único povo indígena europeu, vivem na Noruega, Finlândia, Lapônia e Suécia. São ‘fazendeiros’ e a maioria vive de criar e vender carne de Rena.
Clima
Durante os meses de inverno no extremo norte da Suécia, as temperaturas chegam até -22 °C. Por isso, é fundamental preparar-se com o equipamento certo para não sentir frio e aproveitar a cavalgada. Um segredo para aquecer são muitas camadas finas que retêm o ar quente.
Passeio nos trenós puxados por cães
Além de cavalgar na neve nos interessantes cavalos islandeses, a programação incluí um passeio em motos de neve, pesca no gelo e vivência do pastoreio de renas. Mas, o mais interessante de tudo, é o passeio nos trenós puxados por cães, uma emoção que lembra cenas de filmes!
Aurora Boreal
Nessa cavalgada são muitas as sensações inéditas. Uma delas, sem dúvida, é a de paz ao cavalgar no meio de um cenário todo coberto por um manto de neve. Outra sensação inesquecível é ver a aurora boreal!
Hotel de Gelo / Ice Hotel
Por cinco noites a hospedagem é na fazenda ao lado do rio Kalix. Mas uma noite é super especial, no Ice Hotel que fica em Jukkasjärvi, pequena aldeia no norte da Suécia, com 1.100 habitantes e 1.000 cães. Lá fica o primeiro hotel do mundo construído de ‘snice’, uma mistura de neve e gelo que reforça a estrutura.
Nos meses de março e abril, portanto, cinco mil toneladas de gelo saem do Rio Torne e chegam para armazenamento em uma câmara fria até novembro, quando designers de várias partes do mundo ajudam a criar as formas artísticas do Ice Hotel daquele ano.
Cerca de 100 pessoas se envolvem em sua construção, sendo que mais da metade são artistas. Aberto de dezembro até meados de abril, o hotel lentamente começa a derreter e a água volta para o Rio Torne, praticamente fechando o ciclo.
Com certeza o Ice Hotel é um dos hotéis mais interessantes do mundo, além de ser uma obra de arte construída em uma pequena vila na Suécia!
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus