Um dos destaques da cavalgada na Trilha Big Horn no Wyoming são os cavalos. Mais de 130 para escolher, Quarto de Milha, Paint e Mustang. Nos últimos anos, Mustangs do Wild Horse Center foram adicionados a tropa e agora já são 30 Mustangs no Rancho. Alguns dos Mustangs do Rancho passaram pelo Extreme Mustang Makeover, outros por meio do programa do Bureau of Land Management de Nick e Steve Mantle e alguns chegaram por meio do Programa de Presos, onde prisioneiros trabalham com Mustangs para terapia.
Eu montei num castanho muito bom e bonito e com ele percorri várias trilhas pelas montanhas da região. Destaque para a The Mail Trail – trilha de dia inteiro ao longo de uma antiga rota do correio, saindo a 2.300m de altitude cruzando floresta, com belas vistas do Shell Canyon. A Mail Trail é parte de uma antiga trilha do século passado, usada para transportar o correio a cavalo e mulas de Sheridan a Cody. Outra trilha que gostei muito foi a Five Fingers que seguiu através de desfiladeiros rochosos, ao longo das encostas das montanhas do Big Horn, que sobem 600 ms ao longo da trilha como uma enorme parede de granito. Algumas dessas rochas tem milhões de anos.
Os Mustangs
Os Mustangs são descendentes de cavalos trazidos para as Américas pelos espanhóis, vivem livres no oeste americano. Embora suas raízes estejam nesses cavalos espanhóis, ao longo do tempo outras raças e tipos contribuíram para o Mustang que vemos hoje. Todos descendem de cavalos que já foram domesticados, portanto, estritamente falando, não são cavalos selvagens.
Na década de 1970, o Congresso dos EUA reconheceu esses cavalos como “símbolos vivos do espírito histórico e pioneiro do Ocidente”. Isso fez com que eles passassem a ser controlados e protegidos pelo Bureau of Land Management, que gerencia manadas de Mustangs em 177 áreas de manejo em 26,9 milhões de acres de terras públicas. Trabalham para que cada vez mais cavalos estejam sob cuidados privados por meio de seus Programas de Adoção e Vendas, bem como parcerias com organizações em todo o país.
Porque adotar um Mustang?
Os Mustangs são conhecidos por sua firmeza, força, inteligência e resistência. Com gentileza e paciência, eles podem se acostumar ao contato humano e, então, ser treinados para uma variedade de atividades. Domar um Mustang ‘selvagem’ pode ser desafiador, mas muitas vezes é um processo muito gratificante. É também uma chance única de adotar e cuidar de uma parte do patrimônio nacional da América.
Extreme Mustang Makeover
Criado e apresentado pela Mustang Heritage Foundation, o Extreme Mustang Makeover é uma competição cujo objetivo é mostrar a beleza, versatilidade e capacidade de treinamento dos mustangs americanos. Competem nesses eventos éguas e cavalos castrados, geralmente de quatro a sete anos de idade, que vivem em terras do BLM.
Os domadores aprovados recebem um Mustang e passam aproximadamente 100 dias se preparando para uma apresentação aonde mostrarão as novas habilidades do cavalo. Ao final do evento, todos os Mustangs estão disponíveis para adoção ou compra por meio de licitação pública.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus