Cavalgadas Brasil

Cavalgada na Islândia

Uma experiência inesquecível na terra dos cavalo islandês, passando por paisagens diversificadas desde vulcões a geleiras

Para quem tem forte ligação com cavalos, como eu e você leitor, a Islândia é um destino que deve estar em nossa lista de lugares para conhecer um dia.

Localizada entre a Groelândia e a Noruega, imediatamente ao sul do Círculo Polar Ártico, a Islândia é um país de enorme beleza natural, com uma paisagem extremamente diversificada, dominada por vulcões, gêiseres, montanhas e geleiras.

Cavalgada na Islândia

Algumas razões justificam essa viagem:

  • O país tem mais de um cavalo para cada quatro habitantes, ou seja, são 80 mil cavalos para cerca de 300 mil habitantes;
  • Quando os primeiros colonos partiram da Noruega para a Islândia, no século X, eles só poderiam trazer dois cavalos por navio, selecionaram os melhores e os mais fortes;
  • Os colonos, muitas vezes, faziam uma parada na Irlanda, Escócia ou nas Ilhas Shetland, por isso, diferentes raças contribuíram para a formação do cavalo islandês.

Descendente daqueles trazidos para a Islândia pelos vikings, mais de mil anos atrás, o cavalo islandês continua a ser parte importante da cultura da Islândia. No século X, os islandeses decidiram parar de importar cavalos. Desse modo, mais de mil anos, a importação tem sido totalmente proibida.

De tal forma que os cavalos ficaram isolados e restritos a algumas linhagens que formaram a raça até então. Os cavalos mais fortes e mais bem aclimatados sobreviveram. O cavalo islandês de hoje é muito bem adaptado às rigorosas condições do país. Além disso, ainda hoje é proibida a importação. Um cavalo que deixa a Islândia nunca mais pode voltar.

Portanto, nada melhor do que conhecer esse país fascinante a cavalo. Montar um cavalo islandês não é apenas uma experiência equestre interessante, é também uma ótima maneira de conhecer a beleza natural da Islândia, as montanhas cobertas de neve, o maior glaciar da Europa, vulcões, cachoeiras e impressionantes paisagens lunares.

Cavalos

Um dos diferenciais de nossa cavalgada na Islândia é a manada de cavalos soltos que acompanham o grupo, que permite uma troca constante de montaria e uma experiência interessante ao cavalgar sempre acompanhado da manada.

Mais conteúdo de Turismo Equestre no portal Cavalus

Uma das principais características do cavalo islandês é que ele tem cinco andamentos diferentes: além do normal passo, trote e galope, há também o Tölt e o Skeid (marchas rápidas).

Esses andamentos, não são resultado de treinamento. Certamente, são características naturais da raça, que foram preservadas e melhoradas pela criação sistemática. Na marcha rápida podem atingir uma velocidade de até 45 Km/h em distancias curtas.

Sem predadores naturais, o Islandês perdeu muito do seu natural ‘instinto de fuga. Apresenta um temperamento muito fácil, amigável. Ao mesmo tempo, a diversidade na raça é enorme. Você tanto pode encontrar cavalos seguros para crianças, quanto outros mais quentes.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br