Cavalgada nos Alpes: Uma imersão na natureza e história dos Alpes, no sopé do famoso Mont Blanc

Nessa semana, Paulo Junqueira escreve sobre uma Cavalgada nos Alpes, no sopé do famoso Mont Blanc

Muito antes de receber esquiadores de todo o mundo, os picos alpinos do vale Tarentaise e do vale Ferret eram frequentados por homens. Na idade do bronze já havia fluxos comerciais importantes. Alguns invasores da Itália cruzaram os Alpes antes do período galo-romano. O Império Romano construiu um caminho para conectar Mediolanum (Milão) com Vindobonna (Viena).

Cavalgada

Seguimos os passos dos celtas numa cavalgada entre rochas, gelo, florestas, animais e pássaros que formam a natureza intensa dos Alpes. No sopé do Mont Blanc, encontramos estrelas do alpinismo mundial.          

                           

Cavalgamos ao pé de uma série de deslumbrantes cristas, picos, geleiras destino de montanhistas de todo o mundo, incluindo o Mont Dolent que fecha o vale ao fazer a fronteira entre a França, a Suíça e a Itália.

Leia mais

Cavalgamos no Parque Nacional de Vanoise, com seus altos picos, cachoeiras, florestas e animais. A participação no grupo de um guia naturalista enriquece muito a experiência.                                                  

A cavalo chegamos em La Chenarie- Mines d’Argent de Peisey – os famosos veios de prata de Peisey, rebatizados de “Silver Mount”. Descobertos em 1644, o local abrigou A Ecole Pratique des Minas.

Viagem pela história dos Alpes

Cruzamos algumas aldeias como a de Moulin e Peisey Nancroix, depois no vale Tarentaise visitamos a igreja barroca de Landry, localizada ao pé da Estrada Romana. A arte das igrejas da região reflete a vida nas montanhas, honra os santos invocados contra doenças de homens e de animais, acidentes, avalanches e perigos climáticos. Nos séculos 17 e 18, a fé dos habitantes e o talento de artistas locais, piemonteses e franceses, povoaram as igrejas dos vales com verdadeiras obras-primas.

Durante a cavalgada passamos por vários vestígios romanos bem como edifícios medievais. A nobreza feudal construiu muitos castelos e fortes de função militar na região. Destaque para o castelo medieval e renascentista de Fenis, e seus magníficos afrescos.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Fotos: Divulgação

Mais notícias sobre cavalgadas no portal Cavalus