Cavalgadas Brasil

Cavalgada nos Alpes: Uma imersão na natureza e história dos Alpes, no sopé do famoso Mont Blanc

Nessa semana, Paulo Junqueira escreve sobre uma Cavalgada nos Alpes, no sopé do famoso Mont Blanc

Publicado

⠀em

Muito antes de receber esquiadores de todo o mundo, os picos alpinos do vale Tarentaise e do vale Ferret eram frequentados por homens. Na idade do bronze já havia fluxos comerciais importantes. Alguns invasores da Itália cruzaram os Alpes antes do período galo-romano. O Império Romano construiu um caminho para conectar Mediolanum (Milão) com Vindobonna (Viena).

Cavalgada

Seguimos os passos dos celtas numa cavalgada entre rochas, gelo, florestas, animais e pássaros que formam a natureza intensa dos Alpes. No sopé do Mont Blanc, encontramos estrelas do alpinismo mundial.          

                           

Cavalgamos ao pé de uma série de deslumbrantes cristas, picos, geleiras destino de montanhistas de todo o mundo, incluindo o Mont Dolent que fecha o vale ao fazer a fronteira entre a França, a Suíça e a Itália.

Leia mais

Cavalgamos no Parque Nacional de Vanoise, com seus altos picos, cachoeiras, florestas e animais. A participação no grupo de um guia naturalista enriquece muito a experiência.                                                  

A cavalo chegamos em La Chenarie- Mines d’Argent de Peisey – os famosos veios de prata de Peisey, rebatizados de “Silver Mount”. Descobertos em 1644, o local abrigou A Ecole Pratique des Minas.

Viagem pela história dos Alpes

Cruzamos algumas aldeias como a de Moulin e Peisey Nancroix, depois no vale Tarentaise visitamos a igreja barroca de Landry, localizada ao pé da Estrada Romana. A arte das igrejas da região reflete a vida nas montanhas, honra os santos invocados contra doenças de homens e de animais, acidentes, avalanches e perigos climáticos. Nos séculos 17 e 18, a fé dos habitantes e o talento de artistas locais, piemonteses e franceses, povoaram as igrejas dos vales com verdadeiras obras-primas.

Durante a cavalgada passamos por vários vestígios romanos bem como edifícios medievais. A nobreza feudal construiu muitos castelos e fortes de função militar na região. Destaque para o castelo medieval e renascentista de Fenis, e seus magníficos afrescos.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Fotos: Divulgação

Mais notícias sobre cavalgadas no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads