De origem francesa, solidariedade significa responsabilidade recíproca. Ser solidário é um ato de bondade e compreensão com o próximo.
“Fazer o bem sem olhar a quem”
Começo o ano escrevendo sobre um tema de cavalgada diferente, aquela que ajuda pessoas. Estamos em um momento delicado, no qual muitos brasileiros estão em situação de vulnerabilidade social por conta da pandemia e das enchentes.
Acredito que a solidariedade pode transformar vidas e estou trabalhando num Projeto de Cavalgadas Solidárias em todo o país.
Leia mais
- Cavalgada em cavalos Yakutian, raça que sobrevive em temperaturas que chegam a −70 ° C
- Rússia – Lago Baikal – cavalgada nos confins da Sibéria
São muitas as iniciativas para ajudar pessoas (na maioria das vezes desconhecidas), através de cavalgadas solidárias. Em várias regiões do pais, grupos de cavaleiros, entidades tradicionalistas, dentre outros, muitas vezes em conjunto com o poder público municipal, organizam cavalgadas de caráter filantrópico. Vamos multiplicar essas ações!
Fazer o bem faz bem – solidariedade e os benefícios para a saúde mental
Sabemos que doar faz bem para o doador e para quem recebe, e é cientificamente comprovado que existe uma relação causal entre o ato de doar e a melhora da saúde mental. Ser solidário com o outro não só faz bem para o outro.Allan Luks, autor do livro The Healing Power of Doing Good: The Health and Spiritual Benefits of Helping Others / O poder curativo de fazer o bem: os benefícios espirituais e a saúde em ajudar os outros, reuniu diversos estudos sobre os benefícios proporcionados pelo altruísmo do trabalho voluntário. Ele identificou uma clara relação de causa e efeito entre ajudar os outros e ter boa saúde.
Associação Cavaleiros da Cultura
Criada em 2008, a Associação Cavaleiros da Cultura realiza uma ação solidária que merece destaque – cavalgada levando cultura e incentivando a leitura.
A história teve início com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas. Em 2007, 16 cavaleiros organizaram a “Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer”, idealizada por Carlos Oscar Niemeyer neto do grande arquiteto. Partiram de Goianá em Minas e percorreram 813 quilômetros até a cidade de Barretos em São Paulo em 19 dias. Distribuíram 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo. Em 2009, em um de seus mais marcantes eventos, a Cavalgada Cultural Brasília, distribuíram mais de 57 mil livros, em 25 municípios dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, beneficiando 32 mil pessoas, no percurso de 650 km entre Niterói e Belo Horizonte.
O Papa João Paulo II afirmou que solidariedade não é um sentimento vago de compaixão pelos infortúnios das outras pessoas e sim uma determinação firme e perseverante de se comprometer com o bem comum!
Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Fotos: Divulgação
Mais notícias sobre cavalgadas no portal Cavalus