Cavalgadas Brasil

Rússia – Lago Baikal – cavalgada nos confins da Sibéria

Nessa semana, Paulo Junqueira escreve sobre uma cavalgada na Russia, no Lago Baikal

Publicado

⠀em

A viagem começa em Moscou de onde sai a lendária viagem de trem de 3 dias na Ferrovia Transiberiana para Irkutsk, ao norte da fronteira com a Mongólia
O roteiro foi desenhado para incluir os melhores pontos turísticos da região.

Lago Baikal

A cavalgada começa nas margens do Lago Baikal, perto da Ilha Orkhon. Os habitantes locais costumavam chamar o Lago Baikal de lugar de poder, e é fácil entender por quê. Formado há 25-30 milhões de anos, o maior lago de água doce do mundo (em volume) contém cerca de 20% da água doce de superfície do mundo. A água também é incrivelmente limpa.

Considerado o lago mais profundo do mundo, ele é circundado por uma rede de trilhas chamada Grande Trilha do Baikal.
Em 1996, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.O Lago Baikal é o lago mais antigo do mundo. “É lar de aproximadamente 1.700 a 1.800 espécies endêmicas de plantas e animais”, disse Jennifer Castner, do programa de Meio Ambiente do Pacífico para a Rússia.

Lá estão as únicas focas de água doce do mundo. Muitos habitantes locais ainda acreditam que as águas e a lama do Lago podem ser usadas como tratamento para muitas doenças.

Leia mais

Cavalos Orlov

Durante uma semana os cavalos Orlov, raça local, muito adaptada ao terreno e ao clima, levam o grupo ao longo das estepes e florestas Tazheran que se erguem das margens do Lago Baikal para cobrir colinas e penhascos, até os picos das Montanhas Baikal.
Durante o percurso visitas a locais budistas e xamanistas, além de incríveis antigas cavernas.

Cruzando o lago com trenó

O Lago Baikal é tão grande que cria seu próprio horizonte, nem sempre visível no inverno, quando a neve e as nuvens podem se misturar com o gelo do lago, eliminando qualquer perspectiva da paisagem. No inverno é quando acontecem viajens pelo gelo do Lago Baikal em trenós puxados por cavalos. Nessas viagens o jantar sai de buracos perfurados no gel, com os pescadores puxando um grayling ou omul do lago, uma espécie de salmão.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Fotos: Divulgação

Mais notícias sobre cavalgadas no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads