Cavalgadas Brasil

Quênia: safári a cavalo na Reserva Masai Mara

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, escreve sobre os seus próximos destinos para viagens a cavalo

Publicado

⠀em

Ouvir o potente rugido de um leão nas savanas a noite é algo impressionante. Durante um safari a cavalo os sons da natureza nos acampamentos se transformam numa experiência inesquecível.

Chegamos ao Parque num pequeno avião fretado, e lá de cima já avistamos grande quantidade de gnus, zebras, elefantes, girafas, antílopes e outros animais. São poucos os lugares do planeta com tanta visibilidade de vida selvagem como a Reserva Nacional Masai Mara.

Leia Mais

Grande Migração – Ciclo natural e instintivo numa jornada sem igual

Considerado o maior espetáculo de vida selvagem da Terra, a Grande Migração acontece todos os anos entre julho e outubro. Cerca de 1 milhão de gnus, mais de 250 mil zebras e numerosas manadas de outros animais, atravessam o Rio Mara. A migração entre a Tanzânia e o Quênia é uma das mais notáveis epopeias selvagens da natureza. Os animais percorrem milhares de quilômetros atrás de água e alimento para garantir a própria sobrevivência e de seus filhotes.

Reserva Nacional Masai Mara

O conceito de safári a cavalo surgiu no Quênia na década de 1970, como uma das melhores formas de se aproximar da vida selvagem da África e vivenciar um estilo de hospedagem único.  É a maneira mais intensa e autentica de explorar o ecossistema do Masai Mara, cavalgando ao lado de grandes manadas de animais. Uma das maiores Reservas da África a Masai Mara foi cenário para dezenas de documentários da BBC e da National Geographic.

A natureza vista de camarote

Durante nosso safari a cavalo tivemos vários momentos marcantes, vimos predadores em ação, galopamos lado a lado com manadas nas savanas, testemunhamos cenas de carinho entre uma leoa e seus filhotes. Foram muitas experiências fascinantes que vão ficar eternizadas em nossa memória.

Guias Masai

Durante os dias de convivência com nossos guias Masai, tivemos oportunidade de conhecer e aprender sobre a cultura, tradições e costumes desse povo tão emblemático do Quênia.                       

Os Masai há muito tempo empregam uma abordagem “verde” para o manejo da terra. Muito antes da criação de Parques como meio de conservação ambiental, os Masai pastorearam seus rebanhos sem causar danos à terra ou à vida selvagem.                                  

O estilo de vida tradicional dos Masai concentra-se no gado, sua principal fonte de alimento. Entre eles, a medida da riqueza de um homem é em termos gado e de filhos. A dieta Masai tradicional depende do leite, sangue e carne de gado, com a caça limitada o que não interfere no ecossistema.

Safári a cavalo no Quênia, o fascinante espetáculo da natureza, paisagens impressionantes e fauna icônica.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Fotos: Divulgação

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads