Você programou uma viagem a cavalo e está contando os dias para ela começar! Como está seu condicionamento físico? Pensou como vai se sentir após 5 horas por dia na sela? Depois de uma longa cavalgada, muitas pessoas ficam cansadas, mas não precisam ficar doloridas.
Não é necessário se tornar um atleta, mas um pouco de preparação física antes da viagem vai contribuir para que sua experiência seja maravilhosa. Numa viagem a cavalo você vai usar músculos que não costuma usar no dia a dia, e será melhor eles estarem preparados. Claro que o ideal é antes da viagem passar algumas horas na sela, mas se isso não for possível, existem alguns exercícios que podem ajudar e, mesmo que a cavalgada esteja próxima, nunca é tarde para se exercitar, e poder aproveitar melhor a viagem.
Condicionamento físico
Um bom condicionamento físico, força e resistência são úteis, porque na equitação voce exige muito de várias partes do corpo. Durante a cavalgada voce terá muitos músculos trabalhando para manter sua posição no cavalo em movimento e quanto mais rápido você estiver, mais eles trabalham. Depois de cinco horas na sela, você terá feito um bom exercício; suas pernas, costas, seu tronco e seus braços, todos entraram em trabalho. Caminhar, correr e andar de bicicleta certamente podem ajudar, mas nessas atividades você não usa os mesmos músculos que vai usar na equitação.
Fit to ride
Aqui estão algumas dicas:
- Aquecer antes de montar – procurar sempre aquecer os músculos que serão utilizados na cavalgada, isso é importante para preparar o corpo para a atividade e diminuir riscos de lesão muscular.
- Trabalhar a Pelvis – A falta de exercícios e movimentos enfraquece a função pélvica, e isso dificulta nosso corpo absorver o movimento do cavalo. Quando montamos, nos comunicamos com nosso cavalo por meio da pélvis. Ela nos conecta ao cavalo e tem um papel fundamental na estabilização do nosso tronco, que representa dois terços do nosso peso corporal. Procure observar um bom cavaleiro em ação e veja como não parece que ele está se movendo, isso acontece porque ele está usando o corpo e, especialmente, a região pélvica, para se manter em equilíbrio no cavalo. Pilates e ioga são ótimas práticas para restabelecer o equilíbrio e soltar a pélvis.
- Respiração – aprender a respirar corretamente. Temos a tendência de encurtar e prender a respiração quando estamos cavalgando e isso reduz os níveis de oxigênio no cérebro, o que afeta nossa coordenação, equilíbrio e reações. Tente adquirir o hábito de respirar profundamente por alguns minutos todos os dias, e incorpore isso na sua cavalgada.
- Postura – ombros, corpo, costas – boas práticas com os ombros para trás, e as costas eretas. Pense nisso quando sentado na mesa, dirigindo o carro, e andando na rua. Isso vai ajudar a ter a posição correta no cavalo e fortalecer ombros e costas.
Get Into Shape for Horseback Riding – que contém uma série de exercícios práticos.
Yoga for Equestrians
Recomendo a página da FEI – Federação Equestre Internacional, que contém uma lista de exercícios terapêuticos inspirados em posturas de ioga para aliviar problemas e trazer equilíbrio ao corpo, melhorando sua equitação.
Se quiser se aprofundar no assunto, recomendo o livro “The Riders Fitness Program”, de Dennis, McCully e Juris e o programa online https://www.westernworkouts.com/.
Clinica de Cavalgadas
Existem cavalgadas para vários níveis de habilidade. Você deve começar escolhendo uma que esteja mais de acordo com sua experiência e, aos poucos ir evoluindo. A agência Cavalgadas Brasil criou as Clinicas de Cavalgadas, para aqueles que desejam se preparar melhor para uma viagem a cavalo.
São aulas práticas e teóricas com professores habilitados, que tem o objetivo de preparar cavaleiros e amazonas para cavalgadas de vários dias, em terrenos de todo tipo, associando a aprendizagem ao prazer da cavalgada. O objetivo é deixar os alunos confiantes, equilibrados, seguros e relaxados em qualquer tipo de terreno, com diferentes tipos de cavalo, enfrentando com tranquilidade os desafios e imprevistos de uma cavalgada na natureza.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Crédito imagens: Western Workouts
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus