Paulo Junqueira mostra em sua coluna da semana destinos especiais para se cavalgar na praia
A maioria de nós tem no imaginário galopar livre numa praia deserta. Portanto, hoje vou destacar alguns dos melhores destinos de praia para cavalgar no Brasil e ao redor do mundo.
De um paraíso tropical na Indonésia ao litoral pouco conhecido do Rio Grande do Sul. Com toda a certeza, cada uma dessas cavalgadas têm seu charme próprio. Mas uma coisa todas tem em comum: a sensação de cavalgar sob a brisa do mar.
Cavalgada na Costa do Descobrimento – Bahia
Quem já não sonhou em cavalgar na praia? É a melhor sensação de liberdade que existe. E melhor ainda no cenário maravilhoso da região de Trancoso.
Assim, todos os anos faço essa cavalgada e cada vez ela tem um sabor diferente. Os galopes na praia com minha égua Shakira, cruzar o rio Caraíva sentindo os movimentos dela nadando embaixo de mim. Sobretudo, no final do dia degustar o melhor da culinária baiana.
Uma viagem a cavalo única e exclusiva. A cavalgada começa na praia do Espelho. Essa praia foi eleita pela revista Quatro Rodas como a quarta melhor do Brasil. Apesar de ser uma cavalgada sempre pelas praias, cada dia é diferente. E a chegada em Caraíva no pôr do sol é sempre uma experiência inesquecível.
Cavalgada em Camargue – França
Essa não é uma cavalgada típica de praia! A região de Camargue, na França, é um enorme delta de um rio que escorre gradualmente para o mar através de uma rede de lagoas, pântanos e bancos de areia.
Antes de mais nada, nossas montarias foram os famosos cavalos brancos de Camargue. Também são conhecidos como Cavalos do Mar, pois vivem ali há milhares de anos. Essa viagem foi uma bela surpresa, uma região pouco explorada com muita natureza e tradição equestre.
Cavalgada em Sandal Island – Indonésia
Cavalgar numa ilha paradisíaca?! Essa cavalgada que fiz no começo desse ano. Acima de tudo, é o epítome do luxo, começando pelo resort aonde ficamos hospedados. Eleito o Melhor Hotel de Praia do Mundo por dois anos consecutivos. Inegavelmente, ele realmente faz por merecer os títulos.
A cavalgada incluiu nadar com os cavalos no mar, vários galopes na praia e cavalgadas até algumas aldeias perdidas no tempo. Existem poucas opções de destinos para cavalgar na Ásia e esse sem dúvida foi uma excelente opção.
Cavalgada no Parque Nacional Lagoa do Peixe e na Lagoa dos Patos – Rio Grande do Sul
A Cavalgada na Grande Restinga do Parque Nacional da Lagoa do Peixe é uma oportunidade única para conhecer a cavalo. A saber, trata-se de um conjunto de ecossistemas riquíssimos.
Saindo da Lagoa dos Patos, também chamada ‘mar de dentro’ – com 280 km de comprimento por até 60 km de largura – em algumas horas de cavalgada chegamos ao ‘mar de fora’ no Oceano Atlântico. Cruzamos banhados, matas nativas, campos de dunas, lagunas e praias, uma incrível e bela diversidade.
Essa é outra cavalgada que faço todo ano e sem dúvida é uma das melhores do Brasil. São muitas experiências: as praias da região não são bonitas e sempre estão desertas, por isso temos toda liberdade para fazer bons galopes a beira mar.
Entre o mar e o Parque Nacional existem dunas enormes que subimos como se estivéssemos num deserto das arábias! Outro destaque é a cavalgada no final da tarde nas praias da Lagoa do Peixe, entramos a cavalo na Lagoa e compomos um cenário incrível no pôr do sol.
Cavalgar em Vilanculos – Moçambique
Quando imaginamos um paraíso tropical, pensamos em praias de areia branca com palmeiras e águas azuis. Então, é exatamente isso que encontramos em Moçambique.
Cavalgamos ao longo de suas praias desertas de areia branca e mergulhamos nas quentes águas azuis do Oceano Índico, ao longo das falésias com vista para o Arquipélago de Bazaruto.
Mas não foram só as praias que fizeram dessa uma viagem especial. Os donos da fazenda e nossos guias, Pat e Mandy, se mudaram do Zimbábue em 2001. Eles levaram cerca de 100 cavalos que resgataram de várias fazendas do Zimbábue.
Escutamos muitas histórias das aventuras que foi essa viagem. Em outras palavras, elas estão no livro de sucesso que escreveram com o relata: Cento e Quatro Cavalos – Memórias de Uma Família na África.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus