Cinema

5 filmes sobre a cultura rural brasileira

Para você que está ai em isolamento social e não sabe mais o que assistir, algumas dicas que falam sobre cavalo

Muitas pessoas estão buscando alternativas do que ver na TV ou na Internet nesses tempos de isolamento social. Nosso parceiro Luciano Rodrigues, cavaleiro e pesquisador, listou para nós cinco filmes que falam sobre a cultura rural brasileira. Confira!

5 filmes sobre a cultura rural brasileira Para você que está ai em isolamento social e não sabe mais o que assistir, algumas dicas que falam sobre cavalo

Boi Neon

Boi Neon (2015), filme vencedor de vários prêmios, dirigido por Gabriel Mascaro. Retrata a vida do vaqueiro de curral, representado por Iremar e seu sonho de ser um estilista de moda. Viajando por festas de vaquejada de todo o Brasil, Iremar e os amigos de curral apresentam a vida dos trabalhadores da vaquejada, cada qual com sua vida, seus sonhos e as labutas do dia a dia.Iremar é um desses, procura no decorrer do filme conquistar o seu sonho no mundo da moda.

O tempo e o vento

Filme dirigido por Jayme Monjardim, mesmo diretor da minissérie “A casa das sete mulheres”, estreou em 2013, uma adaptação da trilogia de Érico Veríssimo, aborda anos de guerra entre duas famílias. Além dos conflitos familiares, o filme apresenta um pouco da cultura gaúcha, mostrando a formação do Estado do Rio Grande do Sul e os conflitos territoriais entre Portugal e Espanha.

Vidas secas

Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, o filme estreou em 1963, foi dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Indicado pela British FilmInstitute como obra fundamental em uma cinemateca. É neste clássico que aparece a famosa cachorra “Baleia” e uma família de retirantes. Retrata a vida no sertão, assolados por secas e misérias, vivendo do trabalho árduo com gado para a sobrevivência da família. Contudo, caminham juntos com as desventuras do sertão.

5 filmes sobre a cultura rural brasileira Para você que está ai em isolamento social e não sabe mais o que assistir, algumas dicas que falam sobre cavalo

O Quatrilho

Com direção de Fábio Barreto, estreou em 1995, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, “O quatrilho” exibe a vida de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul na chegada ao novo mundo. O filme tem seu eixo dois jovens casais e seus amores. Além de abordar temáticas envolvendo a traição e o amor, o filme apresenta uma dimensãoda cultura dos imigrantes colonizadores.

5 filmes sobre a cultura rural brasileira Para você que está ai em isolamento social e não sabe mais o que assistir, algumas dicas que falam sobre cavalo

Filmografia de Mazzaropi

Um grande clássico da cultura brasileira, os filmes de Amácio Mazzaropi foram sucesso de público por mais de 30 anos. O primeiro filme estreou em 1952, ao todo foram 32 filmes, representando o caipira brasileiro. Seus filmes com diversas temáticas fizeram de Mazzaropi um grande incentivador do cinema brasileiro, sempre com humor e uma linguagem simples.

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano | lu_fr@yahoo.com.br
Crédito da foto de chamada: Pixabay

Veja mais da editoria Cinema no portal Cavalus