Com título em português ‘Pura Liberdade’ conta a história de um órfão que cuida de um potro nascido em cativeiro na África do Sul
Dirigido por Sergei Bodrov, escrito e produzido por Jean-Jacques Annaud, narrado por Lukas Haas e distribuído pela Columbia Pictures, o filme lançado em 2000 se passa em 1914. Uma égua Árabe dá à luz um belo potro castanho durante uma viagem a Swakopmund para trabalhar nas minas de cobre.
O potro é separado de sua mãe e quase morre por desidratação. Ele é posteriormente salvo da morte certa pelo menino simpático de 12 anos, Richard (Chase Moore). Lucky, o potro, passa a viver no estábulo de Richard, mas enfrenta o ‘ciúme’ do garanhão Caesar, um cavalo de raça e ganhador de muitos prêmios.
Depois de alguns contratempos, Lucky é mordido por uma cobra no deserto e o menino cuida dele, limpa a ferida, mas a culpa recai sobre ele, então os dois partem em busca de um oásis muito procurado nas montanhas próximas. Sozinho no deserto de Namib com Lucky, Richard encontra uma garota de 12 anos chamada Nyka (Maria Geelbooi), que ensina como sobreviver na paisagem agreste.
A Primeira Guerra Mundial está agressiva e eles acabam por se separar. O cavalo foge para um deserto nas proximidades e, com a ajuda de um antílope e de Nyka, aprende a se defender sozinho. Richard não queria se separar do seu cavalo, mas foi forçado quando um bombardeio ataca a região que eles estão.
Lucky fica sob os cuidados da menina e sua tribo, mas com o passar do tempo sai para viver sozinho, encontra o oásis e forma sua manada. Doze anos se passam, Richard (Arie Verveen), agora com 26 anos, retorna ao sudoeste da África. Ele encontra a cidade mineira deserta e voa para o deserto em busca do oásis, que pode ser vislumbrado do céu.
Ao desembarcar, Richard dá de cara com os cavalos e quase é morto por Lucky, que o ataca. No entanto, o cavalo logo reconhece o apito único de seu amigo e os dois reavivam seu relacionamento.