Foi filmado em Shelburne, Nova Escócia e o roteiro original foi escrito por Valarie Trapp sobre sua avó materna, Virginia
Virginia Lofton (Lindze Letherman) é uma menina de 13 anos que vive com sua irmã mais velha Caroline (Rachel Skarsten) e seu pai Ford (Gabriel Byrne). Deborah, a mãe delas, foi morta três anos antes, após uma queda em um acidente de equitação. Ford vendeu seu cavalo, Twister, para um vizinho e proibiu suas filhas de cavalgar em um esforço para mantê-las seguras. Ford e Caroline culpam Twister pela morte de Deborah. Twister morre no parto e Virginia nomeia o potro de Stormy.
Ela foge de casa para cuidar de Stormy e montar nele todas as noites. O proprietário, Blake (Robert Miranda), tenta treinar Stormy para competir com seu filho Darrow (Kevin Zegers), que também é namorado de Caroline, mas o cavalo não se dá bem com ele. Blake decide vender Stormy e Virginia está com o coração partido. Ao ver a filha triste, Ford encontra o comprador de Stormy e ele o compra de volta para dar a Virginia como presente de aniversário.
Até que ela Virginia começa a trabalhar com uma das treinadoras de Blake, Jessie (Joanne Whalley). Montar é maneira de manter viva as recordações de sua mãe. Depois de muito se opor, Ford reconhece que não pode manter Virgínia longe dos cavalos, não seria isso que a esposa ia querer. E no Memorial Day e ele acha que a filha e Stormy estão prontos para competir. De fato, ele monta melhor que muitos meninos. Mas um grupinho sequestra Stormy perto da corrida e Virginia fica desesperada. Com ajuda da irmã, descobre onde seu cavalo está e chega ao partidor minutos antes da competição começar.
Os juízes não queriam deixa-la competir, mas o público clama, e permitem. Ela começa atrás, mas alcança o grupo. Darrow, que estava na liderança desde o início, vê Virginia se aproximando e tenta trapacear. Esconde uma bandeira de marcador de trilha, para que ela se perca. É Stormy com seu instinto que a leva até a vitória, a guiando quando percebe que Virginia está perdida. E ela alcança novamente Darrow e vence a corrida.
Em casa, comemorando a vitória junto ao pai, Jessie, que foi demitida por Blake, e Caroline, terminou com Darrow, eles jantam. Após o jantar, Virginia sai para alimentar Stormy e sabe que não ganharia a corrida se não fosse por lembranças de sua mãe.