Cultura & Estilo

Landaluce- A história do primeiro campeão de Seattle Slew

Escrito por Mary Perdue, livro conta a história dessa grande égua que marcou seu nome na história das corridas de cavalo da California

Publicado

⠀em

Landaluce- A história do primeiro campeão de Seattle Slew

Quem gosta de corridas de cavalos com certeza já ouviu falar sobre Landaluce, filha do Tríplice Coroa Seattle Slew. A égua venceu o Hollywood Lassie Stakes por uma margem que continua sendo a maior em qualquer corrida de Potros de dois anos em Hollywood Park. Landaluce tinha tudo para ser o próximo “Super Cavalo” americano, mas uma doença misteriosa fez a jovem potranca de apenas dois anos desaparecer.

Essa é a história do livro Landaluce: The Story of Seattle Slew’s First Champion, escrito por Mary Perdue, a obra reporta essa grande história real deste animal que poderia ter mudado a história das corridas de cavalos da Califórnia, EUA.

O livro provoca comparações entre Landaluce e Ruffian, haja vista que a égua desaparecida precocemente poderia ter sido a primeira a ganhar a Tríplice Coroa. Durante a leitura, o leitor vai perceber que a autora explora as vidas e carreiras dos criadores, proprietários e treinadores de Lansaluce, D. Wayne Lukas, bem como seu famoso pai, o garanhão Seattle Slew, mostrando não apenas como uma potranca capturou a imaginação dos fãs de corrida em todo o país, mas também preparou o terreno para outra potranca que virou um Super-Cavalo, Zenyatta, nas próximas décadas.

Quem foi Landaluce?

Quando Seattle Slew, o vencedor da Tríplice Coroa Americana se aposentou das corridas em 1978, foi direcionado para ser o garanhão da Fazenda Spendthrift. Na ocasião, ninguém podia afirmar que ele seria uma grande reprodutor, mas a aposta foi feita.

Quatro anos depois, sua filha Landaluce venceu o Hollywood Lassie Stakes por uma margem que, ainda hoje, continua sendo a melhor em qualquer corrida de Potro do Futuro de dois anos em Hollywood Park. 

As corridas de cavalos da Califórnia passaram a ter uma nova superstar, Landaluce, e seu pai foi lançado em uma carreira de garanhão que o tornaria um dos reprodutores mais influentes da América do Norte. 

Algumas conquistas de Laudance

  • Estabeleceu dois recordes mundiais em suas duas primeiras largadas em Hollywood Park;
  • Foi comparada a Ruffian por cavaleiros veteranos que viram os dois em pista;
  • Primeira campeã treinado pelo Hall of Famer D. Wayne Lukas;
  • Terminou em um empate de três vias para o Cavalo do Ano de 1982 depois de apenas cinco partidas;
  • Elevou as corridas da Califórnia ao palco nacional, em um momento em que as corridas da Costa Leste reinavam supremas, tornando-se a primeira potranca juvenil a vencer um campeonato enquanto corria exclusivamente na Califórnia.
  • Até hoje, está entre as potras mais amadas que já correram.

Landaluce conquistou os corações e o interesse do público como nenhum outro cavalo desde o Secretariat. Ela era um puro-sangue rápido que rotineiramente superava cavalos machos supostamente mais fortes. Comprada por Bob French e Barry Beal, petroleiros de Midland, Texas, por US$ 650.000, e treinada pelo corredor Wayne Lukas, Landaluce deveria fazer história como seu pai. 

Mas, esses sonhos acabaram quando desapareceu em poucos meses, depois de ser acometida por uma doença misteriosa. Hoje, seus fãs ainda usam seus adesivos descritos “I Love Luce” em homenagem à égua.

Saiba mais em landalucebook.com.

Fonte: Cowgirls Magazine/ Laudaluce

Fotos: Laudaluce

Leia mais sobre Cultura e Estilo aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads