Saúde & Bem-estar

Médica veterinária brasileira é uma das maiores referências em coluna vertebral equina do mundo

Do Brasil aos Emirados Árabes, Dra. Brunna Fonseca já ministrou mais de 500 palestras e 50 cursos; De 27 a 30/05, ‘Equine Spine Specialists’ ocorrerá em Sorocaba (SP)

Publicado

⠀em

Médica veterinária brasileira é uma das maiores referências em coluna vertebral equina do mundo

Com um histórico de contribuições pioneiras e inovadoras à ortopedia equina, a médica veterinária Dra. Brunna Fonseca se destaca como uma referência mundial, em coluna vertebral de cavalos. Formada pela Universidade Federal de Viçosa, e com residência, mestrado e doutorado pela UNESP, ela é uma das poucas especialistas com profundo conhecimento em biomecânica, diagnóstico e tratamento das afecções da coluna de equinos. Sua experiência inclui atendimento clínico de cavalos com problemas de coluna, 500 palestras e 50 cursos, ministrados dentro e fora do Brasil.

Médica veterinária Brunna Fonseca

Além de seu papel como professora e pesquisadora, a médica veterinária Dra. Brunna Fonseca fundou a Axial, uma empresa focada no atendimento ortopédico da coluna vertebral equina. Autora do livro “Diagnóstico e Tratamento de Lesões da Coluna Vertebral Equina”, lançado em 2021 e já distribuído em países como Austrália, Polônia e Portugal, ela também é membro da atual diretoria da ABRAVEQ, além de ser veterinária oficial da FEI. Essa vasta experiência reforça sua autoridade no setor e enriquece seu trabalho à frente do curso Equine Spine Specialists (ESS).

O ESS, que ocorrerá de 27 a 30 de maio, em Sorocaba (SP), é um treinamento pioneiro focado na coluna vertebral e pelve dos equinos. O curso, que vem sendo realizado ao longo deste ano, em módulos teóricos e práticos, prepara veterinários para lidar com desafios complexos do sistema locomotor equino. “O ESS é fruto de duas décadas de dedicação e estudo. Nele, compartilho técnicas pouco exploradas, como exame físico da coluna e a ultrassonografia transretal ortopédica, com profissionais do Brasil e América Latina”, destaca a professora.

No evento, os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com a médica veterinária Dra. Brunna Fonseca. “Preparamos um ambiente de aprendizado imersivo, onde cada veterinário poderá se conectar com profissionais da área de ortopedia e reabilitação equina e explorar casos clínicos reais, aplicando o conhecimento adquirido em benefício da saúde da coluna e da performance dos cavalos”, comenta a fundadora da Axial. Este módulo é o segundo de quatro, e cobrirá aspectos cruciais da coluna toracolombar, essencial para o movimento e desempenho dos cavalos atletas.

Este segundo módulo do ‘Equine Spine Specialists’ promete ser um marco na medicina veterinária equina, reunindo participantes do Chile, Colômbia e de mais de dez estados brasileiros. “Ao longo de 20 anos de estudos, levamos as pesquisas brasileiras para todo o mundo através de publicações em revistas científicas internacionais. Nosso curso é uma oportunidade única para os maiores profissionais brasileiros e de outros países vivenciarem esses conhecimentos tão importantes, na teoria e na prática”, destaca a médica veterinária Brunna Fonseca.

Coluna vertebral saudável garante melhor desempenho aos cavalos

Sabe aquela dor na coluna? Os cavalos também sentem. “A coluna, centro do movimento do corpo, é fundamental tanto para humanos quanto para cavalos. Quem já teve ou tem problemas de coluna sabe o quão debilitante é a dor e a restrição de movimento causada por ela. Isso não é diferente para o cavalo. Por isso, é importante o exame minucioso da coluna para identificar e tratar as lesões, permitindo que o animal possa se movimentar adequadamente e entregar o seu melhor desempenho esportivo”, ressalta Dra. Brunna Fonseca.

Por Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Axial Equine Orthopedics

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads