Nossa parceira Maria Paula Maia esteve no País e daí veio a inspiração para esse artigo

As descendentes dos povos Berberes, os mais antigos habitantes do norte da África, perpetuam seu idioma e as tradições pelo Marrocos através da moda. O Berbere, aliás, é uma raça de cavalo, possivelmente a mais antiga do planeta, junto com o Árabe.

A moda se destaca pelo maximalismo. É comum fileiras de mais de dezenas de colares, pulseiras, brincos e adornos coloridos na cabeça, que remetem à riqueza, a hierarquia tribal e a beleza. Tudo sempre produzido artesanalmente.

Há também o costume do uso de tatuagens no rosto, fato intimamente ligado à estética, com o intuito de se destacar dentro das tribos. E em outras partes do corpo, como forma de proteção contras maus espíritos.

Os traços da riqueza cultural marroquina são inspiração para diversas coleções de moda pelo mundo. O clima, areia, especiarias e pedras preciosas do país árabe também inspiraram a cartela de cores de roupas de vários estilistas.

Segundo Maria Paula, que esteve alguns dias fazendo ensaios para algumas marcas no País: “A moda do Marrocos é rica em bordados. Todos os tecidos são finos e eles amam algodão, linho e seda. É uma moda muito típica, mas conseguimos agregar aqui para o Brasil. Como por exemplo as clutches (bolsas) e as túnicas”.

Separamos algumas fotos que vão te inspirar – assim como nos inspiramos – que mostram a pujança de cores, formas e mesclas que Marrocos passa para a moda.

Shukran de Thereza Priore
Ana Mendonça
Cardigan
Shukran de Thereza Priore
Toda linda, Maria Paula de Dona Flor em ensaio no Marrocos. Foto: Carlos Davi

Fonte: ginnolarry
Fotos: Pinterest
Foto de chamada: Maria Paula Maia com um vestido Estilo Olivia clicada no Marrocos pelo fotógrafo alagoano Carlos Davi

Escreva um comentário