Conheça o processo de criação de uma nova coleção de moda

A estilista da Cutter Jeans, Camila Valério de Oliveira explica que são vários os passos que precisam ser seguidos para que a marca produza peças exclusivas como nenhuma outra do mercado

Quem vê as peças prontas das coleções da Cutter Jeans, não imagina o trabalho envolvido por trás. Ainda mais se tratando de uma marca que mantém o compromisso de produzir peças exclusivas como nenhuma outra disponível no mercado de moda western. As etapas do processo de criação de uma nova coleção envolvem muito mais do que simplesmente criar uma roupa. É preciso estudo, pesquisa, criatividade, técnica e muito mais.

Processo de Criação

Segundo a estilista da Cutter, Camila Valério de Oliveira, o primeiro passo é a pesquisa de macro tendências. “É onde a gente procura saber os assuntos que são mais falados no momento. Isso mais para a análise do comportamento do consumidor mesmo e uma análise de mercado”.

Na sequência, é feita uma pesquisa de tendências para definir o caminho que a nova coleção vai seguir. Ou seja, no caso da Cutter, que mantém o compromisso de produzir peças exclusivas como nenhuma outra, a pesquisa consiste em novidades em bordados, shapes, cores, estampas, aviamento, lavanderia, etc. “É nesta etapa que eu separo as imagens que eu vou usar para a nova coleção”, acrescenta Camila.

Depois da pesquisa, a estilista define qual vai ser o tema da coleção e monta o seu moodboard. Trata-se de uma ferramenta, muito utilizada por arquitetos e designers de todas as áreas, que pode ser traduzida como um painel de imagens conceituais e de inspiração.

“Eu coloco imagens que vão retratar a coleção e já parto para o desenvolvimento das peças. No desenvolvimento eu já defino o mix de produtos, quantas calças, t-shirts, camisa. Isso tudo juntamente com a Carol [idealizadora da marca]. Eu começo a ir atrás de tecido, de aviamento, de fornecedor, para comprar matéria-prima. Entro em contato com os ateliês que fazem bordados para nós, para gente trocar uma ideia do que eu vou querer nas peças. Eu vou atrás disso, antes mesmo de começar a desenhar”, explica a estilista.

Processo de criação
Camila Valério de Oliveira explica o passo a passo para uma nova coleção de moda – Foto: Divulgação/Cutter Jeans

Desenvolvimento de cada peça

Somente depois das etapas citadas acima que Camila começa, de fato, a desenhar cada peça da nova coleção. “É feito um desenho planificado, que é desenho que vai conter todas as informações necessárias para a gente conseguir confeccionar as peças. Um desenho planificado que vai anexo uma ficha técnica de desenvolvimento de produto. Isso eu faço para cada uma das peças da coleção”.

Por se tratar de peças exclusivas, que requerem muita pesquisa e procura por novos materiais, o processo de desenvolvimento de uma nova coleção da Cutter é bem demorado. “A partir do momento que eu começo a pensar em uma coleção, eu demoro cerca de três semanas a um mês para conseguir tirar a ideia do papel, começar a desenvolver e desenhar. Mas a coleção em si para ficar pronta, com os protótipos, uns dois meses. Então, eu começo bem antes”, cita Camila.

Por fim, quando as peças começam, de fato, a serem produzidas dentro dos setores da Cutter, a estilista conta que, apesar de ter uma ideia meio que pronta desde início, conforme a peça fica pronta, ela vai analisando a necessidade de possíveis alterações.

“Por exemplo, eu idealizei a peça sem bordado, só pedraria. Mas daí ela fica pronto e eu sinto falta de um bordado. Conforme eu vou produzindo os protótipos aqui, eu vou ainda pensando exclusivamente em cada peça, em todos os seus processos, em questão de lavagem, trabalhos manuais. É uma coisa bem complexa e bem trabalhosa, mas que me enche de felicidade ao ver tudo pronta”, finaliza.

Site: www.blog.cutterjeans.com.br | Instagram: @cutterjeans

Por AV Comunicação Equestre
Crédito da foto: Divulgação/Cutter Jeans

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