Moda

Verão: como vestir-se bem no trabalho

A consultora de moda e estilo Bia Kawasaki conta nesse artigo dicas preciosas

Certa vez, atendi uma multinacional no Rio de Janeiro. De modo que, , em pleno verão, durante nossa reunião para alinharmos os pontos a serem abordados em meus treinamentos, o diretor de RH desabafou: “Bia, alguns de nossos colaboradores acreditam que trabalhar no Rio é a mesma coisa que trabalhar na praia!”.

Sem dúvida, seria maravilhoso se houvesse um aplicativo mágico que inserisse bom senso nas pessoas. Mas, infelizmente, não há. A boa notícia, porém, é que, para todo problema há uma solução! Por isso, selecionamos algumas dicas práticas de como manter a elegância mesmo nos dias mais quentes do ano.

Só há uma regra, portanto, para não desalinhar o visual corporativo no verão: lembre-se de que você está trabalhando e não em um banho de mar na praia, ou na academia ou curtindo um churrasco com amigos.

Confira!

Verão: como vestir-se bem no trabalho
Foto: Jacey Duprie

Para as Meninas:

  • Opte por regatas de alças largas. Evite as de alças mais finas.
  • Evite também: tomara que caia, um ombro só, frente única, transparências, decotes.
  • O comprimento das saias e vestidos no universo corporativo é, exclusivamente, nos joelhos. Ou, no máximo, dois dedos acima, independentemente de seu cargo ou profissão.
  • Rasteirinhas e chinelos deverão permanecer em casa, bem como os shorts.
  • Cuidado com as alças do sutiã aparentes e roupa de baixo ‘marcando’ em calças justas ou muito claras: isso é muito comum no verão, mas deselegante.
Foto: Pixabay

Para os Rapazes:

  • Apesar de morarmos em um país tropical (Ufa!), nada justifica tentar investir no estilo ‘Havaí’ no escritório.
  • Mesmo no calor, o traje formal requer terno completo e gravata, especialmente em ambientes jurídicos ou de finanças.
  • No traje Business, a gravata é dispensada. Mas o blazer, a camisa e a calça social não. A dica é optar por ternos e blazers mais claros. Os de tons cinza, por exemplo, absorvem menos o calor; evite terno preto e azul marinho no verão.
  • As camisas brancas ou azul claras também são mais fresquinhas. E não se esqueça de usar uma camiseta básica branca de algodão por baixo. Assim como ter uma segunda camisa reserva no cabide para evitar manchas de suor sob os braços.
  • Se a sua empresa permite a ‘sexta casual’, você poderá investir em um jeans mais claro (sem estar rasgado), com uma camiseta polo lisa e em tonalidades sóbrias e neutras (aposte nas cores: marinho, preta, chumbo, vinho).
  • Quanto aos sapatos, na ‘Casual Friday’ você poderá optar por um dockside, sapatênis ou mocassim drive (aquele de couro com bolinhas na sola do pé); sempre sem meia.
  • O chinelo de couro masculino é perfeito para um churrasco ou almoço aos domingos; mas para trabalhar, ele não é bem-vindo.

Pronto! Agora você poderá montar seus looks mais fresquinhos e sem perder a credibilidade!

Por Bia Kawasaki
Empresária, Consultora de Moda, Palestrante Internacional, Escritora e Stylist
Foto de chamada: Pixabay

Veja mais notícias da editoria Moda no portal Cavalus