Garanhão Mustang que inspirou o filme ‘Spirit’ completa 29 anos

Raça é mais comumente encontramos na pelagem dun – baio/ buckskin, embora haja registros de indivíduos nas cores castanho, preto e rosilho

Spirit, o garanhão Kiger Mustang que inspirou o filme de animação da DreamWorks de 2002, Spirit: O Corcel Indomável, acaba de comemorar seu 29º aniversário. Escolhido quando ainda era um potro jovem, Spirit foi modelo para o personagem animado com seus olhos expressivos e sua crina e cauda espessas e multicoloridas.

Assim como sua versão no cinema, o verdadeiro Spirit representa os esforços contínuos para proteger a liberdade e os habitats dos cavalos selvagens.

Hoje, Spirit vive no santuário Return to Freedom, no Condado de Santa Barbara, onde percorre livremente 300 acres de pasto. Embora esteja habituado à presença humana, aqueles próximos a ele dizem que sua personalidade continua refletindo o espírito livre e independente de sua versão animada.

Kiger Mustang

Os Kiger Mustangs são mais comumente encontramos na pelagem dun – baio/ buckskin, embora haja registros de indivíduos nas cores castanho, preto e rosilho. Sobretudo, de acordo com a Bureau of Land Management, há a predominância da pelagem buckskin em diferentes tonalidades.

O registro histórico dessa raça de cavalo Mustang mostra que são compactos e bem musculosos. Em geral, são ágeis e inteligentes, com a resistência e firmeza observadas em muitos desses cavalos selvagens. Eles geralmente são ousados, mas gentis e calmos.

Testes de DNA mostraram que os Kiger Mustangs são descendentes dos cavalos espanhóis trazidos para a América do Norte no século 17. Uma linhagem que se acredita ter desaparecido em grande parte dos rebanhos de mustang antes que os cavalos Kiger fossem encontrados

Fonte: Cowgirl Magazine, Wikipedia e Arquivo Oculto
Imagens: Reprodução/Internet

Veja mais notícias no portal Cavalus