O Pônei Exmoor é uma raça rara hoje em dia e está ameaçada de extinção
Os ancestrais do Pônei Exmoor habitaram as Ilhas Britânicas antes mesmo que ela fossem realmente ilhas. Portanto, são considerados descendentes diretos dos cavalos selvagens que migraram do Alasca à Grã-Bretanha. Fato que aconteceu há cerca de 130 mil anos.
O Pônei Exmoor é o mais primitivo das raças de cavalos do norte da Europa. Isso de acordo com a American Livestock Breed Conservancy. Só para ilustrar, o Departamento de Ciência Animal do Estado de Oklahoma tem evidências arqueológicas que datam de mais de 60 mil anos. São exemplares que apresentam uma semelhança incrível com o Exmoor de hoje.
Assim sendo, a área nativa dessa raça é grande e montanhosa em Devon e Somerset, sudoeste da Inglaterra. Todavia, o Exmoor recebeu o status de ‘ameaçado de extinção’ pelo Rare Breeds Survival Trust. Assim como pelo The Livestock Conservancy.
Dados sobre o Pônei Exmoor
- O habitat dele é denominado moorland ou charneca. Áreas montanhosas que têm pastagens temperadas, savanas e matagais. E são caracterizadas por vegetação de baixo crescimento em solos ácidos.
- Os ancestrais do Pônei Exmoor coabitaram com animais selvagens antigos.
- Esculturas romanas de 55-54 a.C. mostram pôneis fenotipicamente semelhantes ao Exmoor. Enquanto apontam para seu uso pelas legiões romanas, bem como pelos celtas.
- O primeiro registro escrito da raça está no Domesday Book de 1086.
- Sir Thomas Acland, o guardião da Floresta Exmoor na época, juntou um lote de 30 pôneis. Bem como fazendeiros locais e formaram rebanhos.
- A Exmoor Pony Society, em 1921, preocupados com a conservação da raça instituíam o livro de registro
- A década de 1930 foi de ouro para o Pônei Exmoor, por conta da citação da raça em livros.
- Um inverno rigoroso em 1947 contribuiu para que o Exmoor quase chegasse a extinção.
- Seu uso variava entre o trabalho em pedreiras e minas, agricultura e trabalho industrial. Todavia, lazer e atividades competitivas nos dias modernos.
- Em 1950 os primeiros pôneis Exmoor foram exportados para a América do Norte. Em 2010, estimava-se que havia apenas cerca de 800 em todo o mundo.
- Pelagem essencialmente castanha, com marcas ao redor dos olhos, focinho, flancos e barriga, e medem cerca de 130 centímetros.
Fonte: Deborah Donohue/Cowgirl Magazine
Crédito das fotos: Divulgação/Shutterstock
Veja outras notícias no portal Cavalus