Curiosidades

´Dia do Produtor Rural´ é celebrado no Brasil neste dia 28/07

Seja para o transporte ou outras atividades, há um vínculo que ultrapassa o trabalho entre o produtor rural e os cavalos

Publicado

⠀em

´Dia do Produtor Rural´ é celebrado no Brasil neste dia 2807

São 5 milhões de trabalhadores pelos campos do Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só este número já seria o suficiente para celebrar o Dia do Produtor Rural, neste 28 de julho. No entanto, o país ainda faz bonito na terceira colocação de maior exportador mundial de produtos agrícolas, além de ser o principal produtor e exportador de alimentos como café, açúcar, carnes, suco de laranja e soja.

Mas qual a relação do produtor rural com os cavalos? A resposta é: muitas. Inclusive, trata-se de uma ligação estreita e significativa, especialmente na roça onde a agricultura e a pecuária são atividades importantes. 

Mesmo com o avanço da tecnologia e da mecanização, os cavalos ainda continuam na ativa e são valorizados pelos produtores rurais por sua versatilidade e capacidade de trabalhar em locais difíceis, algo que mesmo máquinas modernas não conseguem acessar.

Historicamente, os cavalos têm sido usados como uma ferramenta de trabalho bastante valiosa e útil para produtores rurais. Um destaque vem do trabalho no campo, onde esses animais são usados para arar a terra, preparar o solo para o plantio, puxar carruagens ou arados e realizar outras inúmeras tarefas agrícolas. Na pecuária, eles são usados para pastoreio e manejo do gado, especialmente em terrenos acidentados ou de difícil acesso.

Bem antes da criação dos veículos motorizados, os cavalos eram uma das principais formas de transporte no campo, afinal, eram usados para levar as pessoas de um lugar para outro e, também, para transportar mercadorias. Ainda hoje, mesmo que em menor escala, é possível encontrar alguns resistentes pelos rincões do Brasil afora.

E aqui no Portal Cavalus é comum ver pelas matérias os produtores rurais que, em dias de folga e lazer, também utilizam os cavalos para participar de eventos como as cavalgadas, por exemplo. Ainda há aqueles que usam os animais em competições como rodeios, provas de laço, provas de rédeas, entre outros.

Produtor rural é importante para a segurança alimentar

É importante salientar que o produtor rural também desempenha um papel fundamental na economia e no fornecimento de alimentos em todo o mundo. E a geração de empregos é outro fator importante porque consequentemente contribui para a economia. Sem falar da importância desta categoria para a segurança alimentar e a conservação do meio ambiente, já que muitos adotam práticas agrícolas sustentáveis que protegem o solo, a água e a biodiversidade. 

E para finalizar, outro dado interessante – e não menos importante – é que o vínculo entre esses trabalhadores e seus cavalos geralmente ultrapassa a relação de trabalho, passando, também, a ser uma conexão afetiva e cultural. Ou seja, cavalo e produtor rural são praticamente carne e unha, e quem sabe, alma gêmea?

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads