Nos lugares onde é realizado, o Jousting recria uma época antiga e emocionante
O Jousting moderno pode ser visto em festivais renascentistas e em várias reconstituições. Dois homens a cavalo desafiam um ao outro neste esporte que pode ser emocionante. No século 14, os membros da nobreza participavam do jogo para mostrar as habilidades de coragem, força e equitação. Hoje em dia, o público de todo o mundo gosta de assistir as performances.
O Jousting era jogado naquele tempo, predominantemente, por membros da aristocracia e da nobreza. O jogo era organizado por homens chamados de arautos, onde uma equipe podia desafiar a outra. De um lado os desafiantes e do outro, os que se defendiam. Além disso, cada cavaleiro recebia uma classificação, com base em suas habilidades e vitórias.
Dependendo do desafio, grandes quantias de dinheiro eram colocadas como apostas. Além disso, delegados de policia e policiais monitoravam o jogo para garantir que as regras fossem seguidas.
A cavalo, os cavaleiros carregavam, enquanto iam em direção um ao outro, uma lança (arma longa). Os pontos eram concedidos com base no lugar que a lança batia, determinadas áreas valiam mais pontos. Era levado em consideração também se a lança do adversário quebrava ou se ele caia do cavalo na disputa.
No Jousting moderno, os interesses são mais justos. Se esse for o seu caso, se aventure em uma oportunidade. Há um grupo – Knights of Valour – que promove torneios e ainda oferece programas educacionais para quem quer aprender. Eles estão há mais de 25 anos nesse negócio, fazendo apresentações em feiras, festivais, eventos especiais e o Extreme Jousting em toda a América do Norte.
Os cavalos utilizados são os de draft, ou seja, os grandes e fortes da raça Percheron. Tudo acontece nos Estados Unidos, mas se você é daqueles que gosta de uma novidade, assista ao vídeo abaixo e tente reproduzir em forma de brincadeira com seus amigos!
*ative a legenda em português no vídeo
Fonte: Cowgirl Magazine