Curiosidades

Quantas raças de cavalo existem?

Estima-se que existam no mundo mais de 100 raças de cavalo. Portal Cavalus preparou uma série com as principais

Publicado

⠀em

Quantas raças de cavalo existem

A população mundial de equinos, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é estimada em 113.473.522 cabeças, sendo 58.770.171 equinos, 43.496.677 asininos e 11.206.674 muares. No Brasil, o rebanho é composto por 5.777.046 cabeças, segundo IBGE.

Estima-se que existam pelo menos 100 diferentes raças de cavalos no mundo. Na Ásia e Europa ainda existem animais selvagens, que vivem soltos, dificultando a contagem de raças. Por isso, preparamos uma série de reportagem para te apresentar as principais raças de cavalos do mundo. Acompanhe:

Cavalo Puro Sangue Lusitano

Considerada por pesquisadores como a primeira raça de cavalo de sela do mundo, os exemplares Puro Sangue Lusitano são considerados os mais antigos do mundo ocidental, e deram origem a outras raças. Para se ter uma ideia, está presente nas pinturas e gravuras em rochas datadas de 13 mil a 30 mil anos antes de Cristo.

Cavalo Paint Horse

Apesar de relativamente nova, a raça americana Paint Horse foi desenvolvida no país com os exploradores espanhóis, que trouxeram seus animais da raça Andaluz, Berbere e Árabe, com pelagens com cores bem marcantes.

São animais versáteis, inteligentes, musculosos e apresentam porte médio.  Como o próprio nome sugere (paint = pintado; horse = cavalo), são cavalos com pelagem rajada.

Cavalo Percheron

Raça conhecida pela força, agilidade e temperamento tranquilo de seus exemplares, os cavalos Percheron possuem uma envergadura que permite que façam a tração de todo tipo de carga.

A raça surgiu na região de La Perche, na França, e era muito utilizada para o trabalho agrícola e para a tração de carruagens. Em sua formação, há uma mistura de cavalos Shire, Belga e Árabe. São resistentes, conseguem se adaptar à diferentes condições climáticas com facilidade e rapidez.

Gostou da curiosidade? Então aguarde que no próximo domingo vamos falar um pouco dde outras raças de cavalo: Appaloosa, Clydesdale e Marajoara. Não perca!

Por Camila Pedroso / Redação Cavalus

Fonte: Univitta / Super Ingteressante

Fotos: Arquivo / Pexel

Leia mais curiosidades aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads