Quantas raças de cavalos existem? – parte 4

Um dos mais importantes animais de história, o cavalo possui mais de 100 raças espalhadas pelo mundo. Conheça os Shire, Akhal-Teke e Ardennes

Continuando a série sobre as raças de cavalos, essa semana vamos apresentar três espécies bem exóticas, mas que possuem uma beleza única: o cavalo Shire, Akhal-Teke e Ardennes. Confira!

Cavalos Shire

Oriundos da Inglaterra, os primeiros registros da raça datam do século XI, o que a faz ser uma das mais antigas e bem definidas raça de cavalos de sangue frio do mundo.

Os Shire nativos eram pequenos e leves, tais como os pôneis selvagens existentes hoje em regiões da Inglaterra. Quando cavaleiros medievais começaram a usar armaduras pesadas, que, somadas ao peso do cavaleiro, alcançavam facilmente os 200 kg, estes cavalos ficaram inapropriados para as guerras, pois não aguentava o peso.

Com o surgimento dos veículos à combustão, o uso dos cavalos declinou. Com isso, o número de cavalos Shire na Inglaterra diminuiu de acima de um milhão para alguns poucos milhares, pela década de 1960, e a raça passou a correr sério risco de extinção.

Um único exemplar da raça foi trazido ao Brasil em julho de 2014. Foi o primeiro e único cavalo da raça Shire na América do Sul. Com 1 ano de idade, já possuía 1,63m de cernelha e pesava 500 kg.

Leia mais:

Cavalos Akhal-Teke

Os Akhal-Teke, o cavalo de pelos metalizados já era criado no Turquemenistão durante a Antiguidade, por volta de 500 a.C. e era utilizado pelos nômades das estepes da Ásia Central.

A raça se adaptou a condições climáticas extremas, suportando altas e baixas temperaturas, resistência que surpreende. Mas a característica mais marcante da raça é a sua pelagem metalizada, oriunda do tipo de pelo dos animais, finos e sedosos.

O Akhal-Teke é o emblema nacional do Turquemenistão, aparecendo no brasão de armas, notas e até selos.

Cavalos Ardennes

Cavalos de tração, os Ardennes ou Ardennais são originários de Adennes, uma região de colinas montanhosas localizada entre a Bélgica, Luxemburgo e França. Possuem pernas grossas, estrutura robusta e são encontrados com diversas cores de pelagem.

Ao longo dos anos, o sangue de várias outras raças foi adicionado ao Ardennes, embora apenas a raça Belga teve algum impacto significativo. Os primeiros exemplares foram exportados para os Estados Unidos no início do século 20. E o primeiro registro da raça foi estabelecido na Europa em 1929.

Você conhece alguma raça exótica de cavalos ou pouco conhecida? Mande uma mensagem nas nossas redes sociais que pesquisamos para você. E acompanha na próxima semana, mais três novas raças de cavalos.

Fonte: Vet Smart

Fotos: Arquivo

Leia mais curiosidades aqui.