Curiosidades

Quantas raças de cavalos existem? – parte 11

Série produzida pelo portal Cavalus trouxe até agora 30 diferentes raças. Essa semana apresentamos o cavalo Nordestino, Garrano e Haflinger

Publicado

⠀em

Estima-se que existam 100 raças de cavalos no mundo e diante da importância deste animal peça-chave na história da evolução humana, preparamos uma série para apresentar algumas raças pouco conhecidas.

Hoje, nossa série traz o cavalo Nordestino, uma raça genuinamente brasileira; o cavalo Garrano, exemplar português e o Haflinger, oriundo da Áustria e norte da Itália. Confira!

Cavalo Nordestino

Raça ameaçada de extinção, o cavalo Nordestino também é conhecido como Crioulo Nordestino, cavalo de Mourão (vulgo Mourão), Pé Duro Nordestino ou Sertanejo do Nordeste. Hoje, existem menos de 500 mil exemplares, entre animais puros e mistos.

Não existiam cavalos no Brasil até a chegada dos portugueses, que os trouxeram para atuarem como meio de locomoção. Duarte Coelho foi o responsável por levar os cavalos a região nordeste do Brasil, por volta de 1549. Ele era o primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, e levou o cavalo a região do Rio dos Currais, atual Rio São Francisco para usar em sua fazenda de gado.

O cavalo nordestino é descendente principalmente das raças de cavalos ibéricas, chamadas de cavalo Garrano, do cavalo Sorraia e do cavalo berbere. Estes foram trazidos principalmente de Cabo Verde e Portugal.

Cavalo Garrano

Originária de Portugal, o cavalo Garrano é uma das raças mais antigas do país, presente na região norte desde os tempos pré-históricos. Exemplares da raça são encontrados em pinturas rupestres encontradas em solo lusitano, apontando que os Garranos pouco mudaram ao longo dos anos.

O Celtas traziam com eles um cavalo de porte pequeno, muito parecido com o Garrano, e o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e seu exército se deslocaram em cavalos Garranos.

Devido ao baixo número de exemplares, o Garrano é considerado uma espécie ameaçada de extinção. Pode ser observado em estado semi-selvagem no Parque Nacional da Peneda Gerês, Serra da Cabreira, Serra Amarela, Sta. Isabel (Terras de Bouro), Outeiro (Viana do Castelo) e Serra de Arga (Ponte de Lima).

Cavalo Haflinger

O cavalo Haflinger ou Avelignese, é uma raça oriunda da Áustria e norte da Itália (região do Südtirol). Surgiu durante o século XIX, e foram criados para atuarem em terrenos montanhosos.

Muito resistentes, possuem estatura baixa, variando entre 137 e os 152 cm. Muito musculosos, sua conformação e aparência são reflexo das diversas misturas de linhagens de raças árabe, europeias e dos pôneis nativos, que deram origem aos Haflingers. O garanhão fundador da raça é 249 Folie, que nasceu em 1874.

Fonte: Wikpedia / Vestsmart

Foto: Wikpedia

Leia mais curiosidades aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads