Quando se pensa em filmes de faroeste americano, logo vem à cabeça uma cidade deserta no Velho Oeste do Texas ou Montana, EUA. Mas, surpreenda-se, muitos filmes com sucesso de bilheteria não foram gravados nos EUA, e sim na Espanha.
A pequena vila de Tabernas e o deserto entorno da província de Almeria, na Espanha possui vários sets de filmagem com falsas cidades do Velho Oeste, utilizadas na gravação de diversos filmes, como The Good, the Bad and the Ugly (1966) e Once Upon a Time in The West (1968). A região é cheia de cânions secos, planícies áridas e desértica, cenário perfeito para obras do gênero.
A região abriga diversas propriedades utilizadas como set de filmagens. Rafael Molina é proprietário da Forte Bravo, um dos vários cenários de filmes de faroeste da região que atraem equipes de cinema e TV desde a década de 1950.
Desde então, Almería já recebeu mais de 500 produções, incluindo filmes de grande sucesso como Patton e Terminator: Dark Fate, além de programas de TV como Doctor Who.
Velho Oeste trouxe evolução à região
A localização da região não poderia ser melhor, com mar, deserto e montanhas nevadas a uma curta distância, servindo como Texas, Novo México, Arizona, Califórnia e inúmeros outros cenários naturais.
Quando as produções de filmes de faroeste descobriram Almería na década de 1960, a província era uma das mais pobres da Espanha, com altas taxas de desemprego e emigração. A chegada dos filmes levou progresso e trouxe emprego para os moradores da região. Apesar de seu afastamento, os custos de produção eram extremamente baixos e seus habitantes eram cavaleiros qualificados. Eles eram dublês e figurantes ideais para este gênero de filmes, ambientados na fronteira entre os Estados Unidos e o México.
A região, antes dos filmes, tinha poucas estradas pavimentadas e a indústria do cinema foi fundamental para a construção do aeroporto de Almería e dos primeiros hotéis. Em apenas alguns anos, a cidade se transformou em uma espécie de Hollywood europeia, com celebridades como Claudia Cardinale, os Beatles e Charles Bronson bebendo na piscina do Gran Hotel entre as cenas.
O desenvolvimento da região, atrelado ao cenário e a mão de obra capacitada e barata, estimulou a construção de dois cenários de faroeste ao ar livre em torno de Tabernas: o Oasys Mini-Hollywood e Western Leone.
O gênero faroeste declinou no final da década de 1970 devido a um excesso de produções, uma queda contínua na qualidade e a mudança nos interesses do público. Um golpe para a indústria cinematográfica local, que resultou na perda de milhares de empregos e na degradação de cenários de faroeste.
Abandonados pelos donos, os cenários eram mantidos por alguns dublês que ofereciam espetáculos turísticos para pagar as contas. Hoje, eles recebem os turistas em suas ruas empoeiradas e edifícios no estilo do século 19 com shows de cowboys e passeios a cavalo.
Além de visitar os três sets, os turistas podem entrar na indústria cinematográfica de Almería durante o Almería Western Film Festival, realizado em Tabernas todo mês de outubro. Milhares de fãs assistem a exibições de filmes, vestem-se como pistoleiros e experimentam a culinária de estilo ocidental.
A cidade também tem várias agências de turismo que oferecem passeios a cenários abandonados no deserto, passando por cânions remotos e montanhas onde os filmes foram rodados.
Tradução: National Geografics
Fotos: Reprodução / UOL / Pinterest
Leia mais curiosidades aqui.