Além da grande estrutura que o Parque do Peão de Barretos/SP oferece para realização de eventos importantes, outras atrações compõem o cenário. Antes de mais nada, o local abriga diversos monumentos ligados à cultura do rodeio e às tradições sertanejas, hoje tradicionais pontos turísticos da região.
Assim, o primeiro monumento foi instalado em 1998. A escultura Cavalo de Aço, inaugurada na gestão de Flávio Silva Filho, está em frente à sede administrativa do Parque do Peão. Concebida em ferro e pintada de vermelho, a obra é do publicitário Alex Periscinoto. Mede, do rabo até a base, 4,5m; da mesma forma que das patas traseiras até a cabeça – 4,5m; enquanto a largura total é de 0,70m e a base, 0,60m.
E de fato, a criação do Cavalo de Aço impulsionou a instalação dos demais monumentos hoje espalhados pelo Parque do Peão de Barretos. Quem é do meio, certamente, já ouvir falar ou viu de perto o Monumento ao Peão ou a estátua do Touro Bandido.
Concepção do Cavalo de Aço
O publicitário Alex Periscinoto sempre foi apaixonado por cavalos, histórias e filmes de Velho Oeste. Tinha amigos ligados à Festa do Peão e sempre perguntava sobre o evento. De acordo com informações de Os Independentes, ele fazia esculturas como hobbie e a convite da Associação, desenvolveu a obra.
Existe também um protótipo miniatura em ferro que está exposto no Memorial do Peão, dentro do Parque do Peão, que deu origem à escultura maior. No dia da instalação, aliás, Periscinoto foi a Barretos e participou ativamente da soldagem da peça.
Ademais, o cartaz da 55ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, em 2010, conta com uma reprodução da escultura. O Cavalo de Aço também ‘virou’ um troféu que homenageou personalidades que colaboraram com a Festa no jubileu de prata do Parque do Peão.
Homenagem do Parque do Peão ao artista
Alex Periscinoto tinha 95 anos quando faleceu, vítima da Covid-19, no último dia 17 de janeiro. Publicitário e artista plástico, o autor do Cavalo de Aço foi um dos nomes mais relevantes do mercado de comunicação brasileiro.
Caçula em uma família de imigrantes italianos, Periscinoto teve uma carreira brilhante no mercado publicitário. Grandes empresas e grandes feitos são marcantes em sua trajetória. Por exemplo, é dele a criação do primeiro comercial televisivo do Brasil.
“A Associação Os Independentes lamenta a perda do querido e talentoso Alex Periscinoto, um grande publicitário e artista. Temos muito orgulho de abrigar uma de suas grandes obras no Parque do Peão, ajudando a imortalizar sua memória”, declara Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fonte: Os Independentes e Wikipedia
Crédito das fotos: Arquivo Os Independentes
Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus