Ao lidar com cocheiras tenha em mente que a segurança é fator primordial. Afinal, são locais que abrigam bens precisos, os cavalos
Cocheiras devem ser seguras. Estão cheias de feno, serragem, borracha e madeira que são materiais altamente inflamáveis ao menor sinal de faísca. Então, por causa do alto risco é importante ser proativo quando se fala em prevenção contra o fogo.
1- Mantenha fios e lâmpadas longe dos cavalos
Os equinos são animais curiosos. Por isso, não deixe luminárias acessíveis para que eles possam ‘examinar’. Ou até fios que eles possam morder.
2- Certifique-se de que seu corredor tenha dimensões adequadas
O corredor central do pavilhão de cocheiras deve ser amplo o suficiente para que um cavalo possa dar meia volta sem esbarrar nas laterais. Bem como, para que dois animais possam se cruzar confortavelmente.
3- Instale sinalizações de emergência e placas informativas
É importante ter uma baia bem sinalizada em caso de incêndio. Uma vez que evita um desastre ainda maior. Além disso, seja firme e intolerante com cigarro nas cocheiras.
4- Mantenha seu espaço sempre limpo
Uma vassoura e um ancinho são as melhores e mais simples ferramentas que você pode ter para te ajudar a prevenir um incêndio. Por isso, mantenha as saídas e corredores sempre livres de empecilhos, carrinhos e outros objetos.
5- Tratores, equipamentos e veículos a gasolina fora das cocheiras
O ideal é que eles fiquem guardados em um depósito a, pelo menos, 20 metros de qualquer celeiro com cavalos. De fato, os sistemas elétricos, de combustível e de escape podem causar incêndios. Por outro lado, qualquer que seja seu tipo de abastecimento – álcool, gasolina – também deve ser armazenado nesse local.
6- Mantenha feno e serragem separados das cocheiras
Nem sempre é possível ter uma edificação separada. Então, os depósitos de estocagem podem ser apenas isolados por alvenaria. Visto que o feno não apenas é inflamável, como também pode sofrer uma combustão espontânea se não estiver bem seco antes de sua armazenagem.
7- Inspecione suas instalações elétricas
Faça isso com frequência. Afinal, fios desencapados ou gastos podem ser perigosos. Desse modo, devem estar sempre envoltos de metal ou PVC a fim de evitar bichos e roedores de mascar sobre eles. Todas as instalações elétricas devem ser embutidas e tomadas e interruptores sempre limpos e longe do alcance dos cavalos.
8- Instale um para-raios
Ao contrário do que alguns pensam, instalar um para-raios é barato. Assim como pode te poupar muita dor de cabeça. Garanta, sobretudo, que o seu sistema de proteção contra descargas atmosféricas esteja devidamente fundamentado. Um profissional certificado deve instalá-lo.
9- Tenha extintores de incêndio e inspecione-os mensalmente
Todo celeiro deve ter extintores de incêndio. Um extintor de multiuso (classificado ABC), aliás, é o tipo recomendado para estábulos. Eles devem ser instalados em cada entrada e no pavilhão a cada 10 metros.
10- Entrada bem sinalizada e de fácil acesso
Ao chamar a emergência, certifique-se de que a entrada do seu haras, hípica ou fazenda será facilmente localizada. A passagem deve ser dimensionada de forma que um caminhão de bombeiros acesse o local sem dificuldades.
Como agir com segurança em caso de incêndio
- Chame os bombeiros imediatamente no 193.
- Diga: ‘tenho um incêndio em meu estábulo com cavalos’. Informe seu endereço corretamente. Dessa forma, os bombeiros saberão que se trata de um estabelecimento com animais vivos e não somente instalações.
- Não entre nas cocheiras se já estiver envolvida em chamas.
- Se for seguro retire os cavalos um a um de suas baias, começando pelas mais acessíveis.
- Esteja ciente de que os cavalos tendem a voltar para a cocheira com medo e confusão. Portanto, mantenha os animais longe das cocheiras de forma que eles não possam voltar.
- Certifique-se de ter todos os seus cavalos examinados por um veterinário logo após o incêndio. A inalação de fumaça pode causar danos graves nos pulmões e complicações respiratórias.
- Os cavalos são propensos ao estresse e podem ter cólicas depois de um incêndio.
Se possível, convide o corpo de bombeiros da sua cidade para fazer uma visita a sua instalação. Verifique ainda os pontos fracos e melhores rotas de fuga. Ninguém melhor do que eles para te aconselhar.
Colaboração: Arquitetura Equestre
Fontes: Fire Safety in Barns, HumaneSociety
Crédito das fotos: Pexels
Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus