Em 2019, comemoramos 100 anos desde que o primeiro cavalo foi condecorado com essa honraria
Você Sabia que uma das coisas mais difíceis de se conquistar em um mesmo ano hípico é a Tríplice Coroa? Para ser coroado, o cavalo deve ganhar os três grandes eventos de determinada modalidade ou raça no mesmo ano hípico pelos mesmos cavaleiros e cavalos.
Nem sempre é algo que fica nos planos dos treinadores, já que precisam se preocupar em ir bem um evento por vez. Mas caso aconteça, é realmente um momento histórico. Não só na vida dos treinadores, mas também dos cavalos.
No cavalo, a mais famosa Triple Crown é a da Corrida de PSI ou Thoroughbred. São provas clássicas, consideradas como tríplice coroa o Kentucky Derby, o Preakness Stakes e o Belmont Stakes. Cada uma foi criada em uma data, há mais de 140 anos.
Desde 1919, somente 13 cavalos chegaram a essa façanha: Sir Barton (1919), Gallant Fox (1930), Omaha (1935), War Admiral (1937), Whirlaway (1941), Count Fleet (1943), Assault (1946), Citation (1948), Secretariat (1973), Seatle Slew (1977), Affirmed (1978) e American Pharoah (2015) e Justify (2018). American Pharoah e Justify (foto de chamada) são os únicos vivos.
James ‘Sunny Jim’ Fitzsimmons foi o primeiro treinador a vencer a Triple Crown mais de uma vez. Ele treinou tanto Gallant Fox quanto seu filho Omaha para o Belair Stud. Gallant Fox e Omaha são os únicos ‘parentes’ com esse título.
Depois veio o famoso Bob Baffert, o segundo treinador a vencer a Triple Crown duas vezes, treinando American Pharoah e Justify. Além do Belair Stud, a Calumet Farm como proprietário também tem dois títulos. Ganhou com Whirlaway e Citation. Eddie Arcaro, que montou os dois, é o único jockey a vencer mais de uma tríplice coroa.
Dos campeões, Secretariat é muito conhecido dos brasileiros por causa do filme sobre sua história. Penny Chenery, dona de casa e mãe, teve que assumir o controle do estábulo de seu pai doente e, com a ajuda de um treinador veterano, contra todas as probabilidades negativas, conseguiu fazer a Tríplice Coroa, em 1973 e consagrar o cavalo.
Quando American Pharoah venceu os três grandes prêmios clássicos, fazia 33 anos que nenhum cavalo conseguia tal feito. Nesse período, 13 animais venceram as duas primeiras provas, chegaram perto, mas falharam na terceira. Justfy fez uma bela campanha ano passado também, tornando-se favorito antes mesmo de confirmar a façanha. Encantou com suas arrancadas fortes.
Esse ano não temos chance de um tríplice coroado, já que dois cavalos diferentes venceram as duas primeiras etapas, o Kentucky Derby e o Preakness Stakes, já realizados. Esse feito, no entanto, poderá acontecer em outra raça, a do Quarto de Milha, em que as principais corridas ainda não aconteceram.
Em rápida pesquisa, você pode chegar à informação que nos Estados Unidos cada região tem a sua tríplice na Corrida. Assim como a de Ruidoso Downs, que fica no Novo México, e tem três grandes prêmios milionários no calendário: Rainbow Futurity, Ruidoso Derby e All American Futurity. Assim como nas provas mencionadas acima, ganhar essas três é uma façanha e tanto, ainda mais sendo em um dos tempos, o famoso hipódromo de Ruidoso Downs.
Você sabia que no Brasil o primeiro tríplice coroado no Quarto de Milha de Corrida foi Dash For Cash Jr? Também temos a nossa ‘triple crown’! No Jockey Club de Sorocaba acontecem as três corridas atuais da tríplice: GP São Paulo, GP Brasil e GP Consagração.
Nove animais que estão nessa galeria distinta de vencedores: Dash For Cash Jr (1981 – Avaré); Lady’s Army (1984 – Ribeirão Preto); Platoon (1989 – Jaú); Apollo VM(1990 – Ribeirão Preto e Jaú); Return Point (1995 – Sorocaba); Summer Toll (1998 – Sorocaba); Nordick Only VM (2001 – Sorocaba); Kelia Vista (2003 – Sorocaba); e Mogambo Fly VM (2004 – Sorocaba).
Por Luciana Omena
Matéria atualizada em Maio/2019
Fonte: Horse Racing Nation e Wikipedia
Fotos: Cedidas