Quarto de Milha de Corrida: hobby ou investimento?

Vamos apresentar em duas partes um guia completo para iniciantes na modalidade

Quem quer iniciar nas Corridas com o Cavalo Quarto de Milha, pode começar comprando um potro de corrida nos diversos leilões que ocorrem anualmente no Tattersall do Jockey Club de Sorocaba. É o que há de melhor na genética para a modalidade.

Um ‘bilhete fechado’ que pode transformar seu hobby num grande investimento. Para comprar em leilão é muito simples. Quem nunca comprou, pode fazer um cadastro na leiloeira – www.mbaleiloes.com.br – e ficar apto. Nos dias de remates, ao comprar em leilão, pode pagar a prazo, ou à vista com desconto.

Se você quer entender e entrar para este emocionante mundo das corridas, veja a seguir um ‘Guia do Iniciante” que o Jockey Club de Sorocaba elaborou com tudo que você precisa saber.

Definição

O Quarto de Milha é um cavalo ‘de explosão’, daí sua especialidade ser ‘um quarto de milha’, ou 402 metros. A maioria das corridas de Quarto de Milha no Brasil são feitas nas distâncias entre 275 e 503 metros em pista reta. Comparando, o QM é o corredor de 100m (como Usain Bolt) e o Puro Sangue Inglês, o maratonista.

Índice de Velocidade

De acordo com os resultados dos últimos anos, cada Hipódromo realiza uma tabela com os Índices de Velocidades (I.V.). Esta tabela atribui um índice, de acordo com o tempo que o cavalo fez em determinada distância.

Registro de Mérito

Animais que fizerem Índice de Velocidade entre 80 e 89 receberão o Registro de Mérito AA (Double A), com Índice de Velocidade entre 90 e 99 receberão o Registro de Mérito AAA (Triple A) e com Índice de Velocidade superior a 100 receberão AAAT (Top Triple A).

Participação nos Páreos

A Comissão de Corridas do Jockey Club realiza ‘chamadas’ para páreos, onde os animais poderão ser inscritos naqueles páreos que mais se adequem a sua categoria. As chamadas têm como objetivo a participação de animais da mesma categoria num mesmo páreo. Normalmente combinam atributos como idade, sexo, I.V.

Peso do Jóquei

O peso mencionado é a somatória dos pesos do jóquei mais os acessórios de montaria. Caso não atinja o peso estabelecido receberá ‘plaquinhas’ de chumbo para completar o peso necessário. O peso é usado para ‘equilibrar’ os páreos.

Idade dos Animais

Todos os animais completam um novo ano hípico a cada dia 1º de julho após o seu nascimento, independente da data real que tenha nascido. Portanto, o animal que nasceu em agosto de 2015 completou seu primeiro ano hípico em 1º de julho de 2016. O mesmo ocorrendo com um outro animal que nasceu em outubro de 2015.

É comum no Brasil, os animais iniciarem sua campanha nas pistas com dois anos hípicos e meio. No Grande Prêmio Torneio Início, em março de 2019, vão estrear os animais da Geração 2016, normalmente vendidos no ano anterior (2018) nos principais leilões de potros da raça.

Temporada de Monta

A temporada de monta no Brasil (período que normalmente cobrem-se as éguas) inicia-se em agosto e termina normalmente no final de dezembro. Isto, porque, como a gestação de uma égua é de onze meses, as éguas cobertas em agosto vão parir em julho do outro ano; as cobertas em setembro parirão em agosto do outro ano e assim por diante. Os nascimentos da temporada sul-americana vão de julho a dezembro. Já a temporada de monta nos Estados Unidos, acontece no primeiro semestre do ano (entre fevereiro e junho).

Animais ‘Bem-Nascidos’

Chamam-se de animais bem-nascidos aqueles que completarem seus anos hípicos o mais próximo possível de seu aniversário real. Portanto, o nascido em julho é mais bem-nascido que o de novembro.

Cavalo de ‘Sobreano’ (yearling)

Chama-se de Sobreano, ou Yearling, o animal com um ano hípico e que ainda não completou o segundo ano. Esta é a melhor fase para se comprar um produto de Corrida, pelo fato de se ter certeza que ele ainda não foi ‘testado’.

Desmamado (weanling)

É aquele que parou de mamar em sua mãe (no quinto ou sexto mês de vida) e ainda não completou um ano hípico.

Acompanhe nosso Portal Cavalus para o complemento dessa matéria!

Fonte: Jockey Club de Sorocaba

 

Deixe um comentário