Médicos-veterinários do Brasil e exterior estão reunidos no XI Encontro Brasil De Reprodução Equina (Enbrequi), que começou ontem (04) e vai até hoje, sexta (05), no Haras Raphaela em Tietê (SP). O evento é referência por promover uma troca de experiências e vivências entre profissionais da medicina veterinária especializados em reprodução equina.
Um dos destaques do primeiro dia foi a presença do Prof. Igor Canisso da Universidade de Illinois, nos EUA. e do Dr. Fernando Riera, da Argentina, centro de um debate que reuniu o Prof. Dr. Gustavo Ferrer Carneiro, Dr. Gilberto Guimarães Lourenço, Prof. Dr. Júlio Jacob e Dr. Márcio Teoro do Carmo.
Abertura
A abertura do Enbrequi contou com a palestra ‘O horizonte do médico-veterinário: construa uma vida de sucesso’, da Master Coach especialista em desenvolvimento humano Jaqueline Beverari Sacoman que trouxe um paralelo entre a profissão e a vida pessoal. “O mundo exige o nosso lado profissional, mas junto a essa jornada, precisamos ter uma visão que há uma vida acontecendo. E para isso, temos que olhar para as outras áreas e buscar o nosso desenvolvimento”, analisa.
Um dos idealizadores do Enbrequi, o médico-veterinário Marco Alvarenga, salientou mais uma edição do evento, uma iniciativa que começou há 13 anos com o propósito de apresentar as novidades da ciência para a reprodução equina e, também, os aspectos humanistas da profissão. “Essa é uma oportunidade para que os profissionais se encontrem e discutam problemas, não apenas ligados à técnica, mas também ao dia a dia como as cobranças, os honorários, entre outros”.
Outro importante ponto destacado por Marco foi o dinamismo dentro do mercado da reprodução equina que tornou o Brasil um dos principais países na aplicação da injeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI), um método de fecundação avançada que se tornou uma alternativa revolucionária. “Antes desconhecida, essa técnica passou a ser dominada nos laboratórios, Atualmente, somos o segundo país do mundo a realizar esse procedimento de reprodução de embriões in vitro”.
Troca de experiências no Enbrequi
Médicos-veterinários de 19 estados estiveram presentes, entre eles, a médica-veterinária Lisiane Golombieski, de Lagoa Vermelha (RS). Para ela, o Enbrequi é o lugar ideal para a troca de experiências com outros colegas. “Pessoas de todo o Brasil e palestrantes internacionais trazem experiências que não vemos na nossa rotina como novos medicamentos e novas formas de tratamento que são muito importantes para o nosso conhecimento”, frisa ela que atua com cavalo Crioulo e Quarto de Milha.
Empresas parceiras
Pela parceria com o Haras Raphaela, a Vetnil, uma das empresas líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, está presente com um estande no Enbrequi. “Agregamos soluções para otimizar o dia a dia do médico-veterinário e trouxemos produtos específicos, além de novidades para o manejo sanitário. É uma honra estar aqui, onde há colegas veterinários de vários países conhecendo o nosso portifólio”, comemora a coordenadora da linha de equinos e médica-veterinária da Vetnil, Letícia Fernandes.
Mais informações sobre o maior evento da Reprodução Equina podem ser conferidas neste link.
Por Wesley Vieira/Redação Cavalus
Fotos: Agência Cavalus
Leia mais notícias aqui.