Fotógrafos têm papel importante em eventos equestres

Responsáveis em registrar os melhores momentos dos eventos, fotógrafos comemoram neste 19 de agosto o Dia Mundial da Fotografia

Registrar momentos e guardá-los para a eternidade. Esta é a principal premissa das fotografias. E nada melhor que uma homenagem a quem atua nessa carreira de forma profissional: os fotógrafos que ganharam neste dia 19 de agosto, um dia especial para eles. A data em questão foi escolhida em homenagem ao daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre e anunciado oficialmente nesta data do ano de 1839, na França. O daguerreótipo foi um dos primeiros métodos de fotografia comercialmente bem-sucedidos e marcou o início da popularização desta arte.

Dentro do mercado equestre, os fotógrafos são figuras primordiais quando se fala em registrar os melhores momentos de competições, leilões e outros tipos de eventos que agitam o meio. São eles que captam pelas lentes os momentos importantes, entre eles, a emoção pela conquista da vitória. 

O Portal Cavalus conversou com Rogério dos Santos e Gabriel Oliveira, conhecidos profissionais. O primeiro nos eventos Árabes e o segundo em leilões de equinos. Ambos com o mesmo sentimento: o amor pela fotografia.

Árabes

Rogério dos Santos e parte de seu inseparável equipamento

Quase 49 anos é o que Rogério dos Santos conta em sua trajetória como fotógrafo. Especializado em fotos de cavalos Árabes, ele que também é diretor da Breeder Editora e editor da Revista Cavalo Árabe, revela que seu interesse pela fotografia começou ainda na adolescência, quando, junto com o irmão Reinaldo comprou uma câmera e montaram um laboratório.

Durante o curso de jornalismo, virou fotógrafo publicitário e passou a fazer trabalhos como jornalista em revistas como a Duas Rodas (especializada em motos) e a Iris Foto Cine Som e o Jornal Diário do Grande ABC. Rogério ainda foi professor nas Faculdades Integradas Alcântara Machado e passou pela TV Bandeirantes. 

Foto de Rogério dos Santos

Rogério revela que a possibilidade de atuar na cobertura de eventos equestres surgiu quando ele aceitou o convite para dirigir a Revista Desert News, especializada em Cavalos Árabes em 1986. “Foi uma boa oportunidade de reunir duas áreas as quais tinha grande interesse: redação e fotografia”. 

Para fotografar, segundo Rogério, é preciso, antes de tudo, entender de cavalos. “Não como veterinário ou treinador, mas como entender e captar os melhores momentos do cavalo”.

Foto de Rogério dos Santos

Com um vasto currículo jornalístico e fotográfico em eventos do Cavalo Árabe realizados em vários países da América do Sul e do Norte, além do Oriente Médio, Rogério não titubeia ao afirmar os trabalhos que lhe deram mais orgulho. “Sem dúvidas, ter contado e registrado todas as Nacionais do Cavalo Árabe desde a 6ª edição foi emocionante”.

Leilões 

Gabriel Oliveira e as filhas

Já o publicitário e fotógrafo Gabriel Oliveira começou a sua carreira como Office Boy em uma empresa de fotos na cidade de Adamantina (SP). “Eu era bem novinho. Comecei a crescer dentro dessa empresa e passei a fotografar casamentos e aniversários”, lembra ele com nostalgia.

Na sequência, aos 19 anos, Gabriel entrou para a Faculdade de Publicidade e Propaganda e no último ano do curso, conheceu Wilson Vitório Dosso, da W .L .A., o qual lhe fez uma proposta de trabalho para iniciar carreira na WV Leilões. “Nessa época, eu confesso que não sabia a dimensão do mercado equestre. Logo, ao fazer os primeiros registros, entendi a grandiosidade do cavalo”, conta ele.

Foto de Gabriel Oliveira

Aos poucos, Gabriel foi desenvolvendo a sua própria técnica de fotografar. “Hoje, graças a Deus, tenho talvez os principais clientes do Brasil”, comemora ele que, dentro do mercado equestre, faz fotos para leilões.  “Me dedico demais ao trabalho e estar nesta área demanda muita determinação e garra. Mas indo além, é preciso muito amor pelo cavalo e pela fotografia”, enaltece.

Foto de Gabriel Oliveira

Por meio dos relatos de Rogério e Gabriel, o Portal Cavalus parabeniza a todos os fotógrafos neste Dia Mundial da Fotografia.

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Rogério dos Santos e Gabriel Oliveira

Leia mais notícias aqui.