Campinas (SP) será sede do maior evento da América do Sul voltado para a Veterinária Equina, a XXIII Convenção Anual da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ). O presidente da ABRAVEQ Prof. Marco Alvarenga conversou com o Portal Cavalus e adiantou algumas novidades sobre este encontro que promete reunir cerca de 1000 pessoas entre médicos-veterinários e estudantes nos dias 6, 7 e 8 de julho no Expo Dom Pedro. “Serão três dias com intensos debates ministrados por renomados pesquisadores e cientistas sobre a cadeia da medicina e biotecnologia de equídeos”, destaca.
Prof. Marco Alvarenga, qual a importância de um evento como a ABRAVEQ para a medicina veterinária de equinos?
A realização da ABRAVEQ é muito importante porque une toda a cadeia relacionada à medicina e biotecnologia de equinos. São Universidades, empresas, veterinários e estudantes de pós-graduação em busca de conhecimento, atualização e debates de temas importantes para a área.
A indústria do cavalo também vê a relevância da ABRAVEQ. Como você analisa este papel?
Sempre estamos trazendo pesquisadores nacionais e internacionais, por sinal, todos renomados. Por meio deles, vem também as novidades que estão sendo aplicadas no exterior e podem ser realizadas aqui no Brasil. Tal fato, com certeza, mostra a relevância da ABRAVEQ junto aos profissionais da medicina veterinária de equinos. Um dado importante é que a ABRAVEQ, por meio do seu diretor Carlos Eduardo Wayne Nogueira, possui um assento junto ao Ministério da Agricultura onde participa ativamente de importantes debates para o esporte equestre e para a sanidade animal, entre elas, as questões relacionadas ao bem-estar e doenças infecciosas como os diagnósticos do Mormo.
Neste ano, o ISER VETS será realizado junto ao ABRAVEQ. O que pode nos adiantar dessa junção?
Teremos o ISER VETS (Practitioners’ Days), aproveitando a realização de um evento internacional científico que será realizado em Foz do Iguaçu (PR) composto em sua maioria por renomados pesquisadores e cientistas. Desta forma, vamos agregá-los ao evento da ABRAVEQ. Serão 6 ou 8 palestrantes na sala de reprodução, que será denominada sala ISER VETS. Inclusive, as pessoas já podem conferir a programação no nosso site e também no perfil do Instagram.
O que os participantes poderão esperar desta edição da ABRAVEQ?
Queremos atender o público de campo. E pensando neles, vamos ter sessões práticas de veterinária de campo, mostrando o que fazem e as técnicas e procedimentos que podem ser utilizadas de imediato nas rotinas dos veterinários. Adianto que esta sessão se chamará ‘Como Fazer/How to Make’. Teremos 30 veterinários que estão na atividade de campo, mostrando como eles atuam. Com intuito de valorizar a ciência aplicada ao cavalo, estaremos recebendo cerca de 250 a 300 resumos de trabalhos científicos e casos clínicos, que serão apresentados na forma de pôster.
Prof. Marco, qual a sua expectativa para o evento?
Eu espero que a ABRAVEQ continue sendo um evento de sucesso colaborando para o crescimento da medicina veterinária equina brasileira. Ainda é importante salientar que neste ano, temos a expectativa da participação de 1000 pessoas e possivelmente estandes de 50 empresas parceiras, entre elas, o Portal Cavalus. Vai ser um sucesso!
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Marco Alvarenga
Leia mais notícias aqui.